KC-390 do Esquadrão Gordo participa da Aero Índia 2023. Um dos KC-390 do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo”, da Força Aérea Brasileira (FAB), atravessou o mundo para participar da Aero Índia 2023, uma das principais feiras aerospaciais da Ásia.
O KC-390 do 1º/1º GT, matrícula FAB 2853, está representando a Embraer na feira aerospacial Aero India 2023, realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro em Bengalore, na Índia. Conforme noticiamos anteriormente, a fabricante brasileira está apresentando os seus principais produtos de defesa, entre eles o avião de transporte C-390 Millennium.
Para chegar em Bengalore, no sul da Índia, o “GORDO 53” iniciou a longa jornada no dia 08 de fevereiro, voando da Base Aérea do Galeão (RJ), sede do Esquadrão, para Brasília (DF). No dia seguinte, voou até Recife (PE), última parada no Brasil, antes de iniciar a etapa internacional do voo.
Utilizando o código de chamada no rádio “BRS 51”, o KC-390 da FAB decolou no dia 11/02 do Recife (PE) para o Aeroporto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias (Espanha). No dia seguinte (12/02) ele decolou rumo à Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), com uma escala técnica no Aeroporto Internacional da Ilha de Malta (Malta). Finalmente, no dia 13/02 realizou a última etapa, voando de Abu Dhabi diretamente para o Aeroporto Internacional Kempegowda, em Bengalore (Índia), local da Aero Índia 2023.
Conforme os registros do site de monitoração de voos on-line, Flight Radar, no dia 14 de fevereiro o FAB 2853 realizou uma apresentação na Aero Índia 2023. O voo local em Bengalore teve uma duração de aproximadamente 01h20min, sendo grande parte em espera no setor sudoeste do aeródromo, possivelmente aguardando seu slot para apresentação.
Em comunicado prévio ao evento, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, demonstrou seu entusiasmo para a presença brasileira no evento indiano: “Estamos orgulhosos de exibir o icônico C-390 Millennium na Índia para que nossos convidados experimentem as verdadeiras capacidades desta aeronave multimissão militar do século 21. A Índia é um mercado-chave para a Embraer e queremos estabelecer parcerias que possam impulsionar ainda mais a indústria e as capacidades de defesa do país. Por isso, buscamos neste evento aumentar a interação com o ecossistema aeroespacial e de defesa da Índia.”
Sighhhhh…..❤❤❤
— Vayu Aerospace Review (@ReviewVayu) February 14, 2023
The F-35 steals the show!!!!!
Aero India 🇮🇳 2023 pic.twitter.com/0Cw2IbNUk5
Além da presença do KC-390, a Embraer Defesa & Segurança promove na Aero Índia 2023 o A-29 Super Tucano, o P600 AEW&C, seus radares e soluções para vigilância de fronteiras. A Força Aérea Indiana é usuária de três aeronaves “Netra AEW&C”, um produto especial fruto de uma parceira entre a fabricante brasileira e a indústria de defesa indiana. O Netra AEW&C é um vetor de alerta antecipado e controle, construído sob a plataforma do jato regional Embraer ERJ 145, equipado com sistemas militares da indiana DRDO (Organização de Desenvolvimento e Pesquisa de Defesa).
@FFO