KC-390 do 1º GTT realiza pouso de assalto noturno em pista curta com apoio de sistema de visão noturna. Pilotos de KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, recentemente realizaram o primeiro pouso noturno em pista curta, com apoio de óculos de visão noturna (NVG) e sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR).
A operação ocorreu no dia 12 de fevereiro, durante a 1ª fase do Exercício Técnico Coruja Verde na Base Aérea de Anápolis (GO), na qual foi empregada a aeronave matrícula FAB 2858.
Considerada uma operação de alta precisão, o pouso de assalto noturno em pista curta marca um avanço significativo para os tripulantes do KC-390. Isso reforça a prontidão da FAB para atuar em cenários complexos sob quaisquer condições de luminosidade.
Segundo o Comandante do 1° GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza, a missão teve como objetivo aumentar o escopo de atuação da aeronave no ambiente noturno. “O pouso em pistas curtas, com a utilização desses equipamentos, representa um aprimoramento doutrinário considerável e um aumento na possibilidade de emprego do KC-390 em cenários complexos com baixa visibilidade, além de proporcionar uma visualização antecipada do cenário”, pontuou o oficial.
O NVG (Night Vision Goggles) é capaz de amplificar a luminosidade ambiente em até 50 mil vezes, garantindo segurança operacional em condições de baixa iluminação. Os sensores EO/IR garantem visibilidade a longas distâncias sem iluminaçã. Essa tecnologia amplia a versatilidade do KC-390 Millennium para missões noturnas, incluindo infiltração, exfiltração, ressuprimento e reabastecimento em voo.
Fonte: FAB
@FFO