KC-390 de Portugal realiza primeiro lançamento de paraquedistas. O Embraer KC-390 da Esquadra 506 “Rinocerontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP), realizou hoje (10/04) a sua primeira missão de lançamento de paraquedistas. Foram 58 lançados militares do Exército Português na região de Tancos, sendo 42 com paraquedas de abertura automática e 16 de abertura manual.
“Este tipo de treino que permite a qualificação dos nossos pilotos neste tipo de missão, serve, em simultâneo, para operacionalizar e melhorar as possíveis intervenções onde sejam necessárias o papel dos paraquedistas, desde a sua deslocamento, lançamento e ação em terra”, disse a FAP em nota.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e cargas, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento em voo (REVO) e combate a incêndios florestais (Fonte: FAP).
Nota RFA: A Força Aérea Portuguesa recebeu o seu KC-390 em 19 de outubro de 2023. A aeronave, matrícula FAP 26901, é a primeira de uma encomenda de cinco unidades adquiridas para substituir os envelhecidos C-130H Hércules de Portugal. A expectativa é que a Esquadra 506 receba todos os KC-390 até 2027, ao ritmo de uma aeronave por ano.
@FFO