KC-390 de Portugal faz sua estreia em missão internacional. A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou a sua primeira missão internacional ao nível OTAN, utilizando o avião de transporte Embraer KC-390. O FAP 26901, conduziu no dia 22 de outubro de 2023, um voo em favor do exercício Ocean Sky 23 liderado pela Espanha.
O KC-390 da Esquadra 506, sediado na Base Aérea nº 11 em Beja, transportou militares e carga para as Ilhas Canárias, Espanha, em apoio ao exercício multinacional Ocean Sky 2023 da OTAN, que cota com a participação dos F-16AM/BM da FAP.
O General de Brigada Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, enfatizou a importância das capacidades do KC-390. “Este conjunto abrangente de capacidades permite à Força Aérea Portuguesa cumprir os requisitos necessários à participação em operações militares sob a égide de alianças das quais, Portugal faz parte, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”, afirmou.
A introdução do KC-390 no arsenal militar de Portugal começou em 2019, quando o país adquiriu cinco unidades, juntamente com um simulador de voo. No dia 18 de outubro de 2023, um KC-390 português realizou o seu primeiro voo operacional do Brasil para Portugal.
A aeronave decolou de Gavião Peixoto, fez escalas em Recife e Cabo Verde e pousou na Base Aérea de Beja, em Portugal, no dia 19 de outubro. Este voo de ferry marcou a formação do recém-criado Esquadrão 506, conhecido como “Rinocerontes”, que recebeu seu primeiro KC-390.
Nos próximos anos, a Força Aérea Portuguesa deverá receber uma aeronave por ano até que a Esquadra 506 — Rinocerontes complete a sua dotação em 2027. O KC-390 é uma aeronave de transporte utilitário bimotor, a jato, de tamanho médio, com capacidade de carga útil de 26 toneladas. Ele foi projetado e produzido pela fabricante aeroespacial brasileira Embraer e tem despertado interesse internacional.
Além de Brasil (22) e Portugal (5), várias forças aéreas europeias, incluindo Hungria (2), Holanda (5), República Checa (2) e Áustria (4) adquiriam o KC-390, que hoje tem 40 encomendas firmes.
@CAS