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KC-390 da Hungria realizou seu primeiro voo em Gavião Peixoto

9 de fevereiro de 2024
KC-390 da Hungria realizou seu primeiro voo em Gavião Peixoto  (Fotos: Embraer).
KC-390 da Hungria realizou seu primeiro voo em Gavião Peixoto (Fotos: Embraer).

KC-390 da Hungria realizou seu primeiro voo em Gavião Peixoto. Ontem (08/02), ocorreu o voo inaugural do primeiro Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea da Hungria (HUNAF). Utilizando o registro provisório de testes brasileiro PT-ZHP (futura matrícula militar húngara 610), a aeronave passou com sucesso pelo primeiro voo de testes e avaliações na região próxima ao Aeródromo da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Utilizando o indicativo de chamado no rádio “Ensaio 86”, o KC-390 húngaro foi acompanhado em voo pelo Embraer 120 Brasília (PT-SXP) para tomadas de imagens aéreas. Em solo, uma equipe do departamento de marketing da Embraer registrou a decolagem e o pouso da aeronave.

Pessoal do canal Brazil Aviation Araraquara–SP registrou a saída e chegada o KC-390 de Gavião Peixoto (Fonte: Brazil Aviation Araraquara–SP).

A saída e a chegada do KC-390 foi acompanhado por spotters e entusiastas na região de Gavião Peixoto, onde fica a linha de montagem do jato de transporte multimissão da Embraer. Nos sites de monitoração online foi possível acompanhar o voo que utilizou apenas o código “EMBRAER”.

O voo do "EMBRAER" registrado pelo site FR24.
O voo de aproximadamente quatro horas do “EMBRAER” registrado pelo site FR24.

Para registrar mais este momento histórico para a indústria aeronáutica nacional, equipes de marketing da Embraer acompanharam o voo a bordo do Emb-120 Brasília da fábrica e em solo, após o seu pouso.

Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium, totalmente integradas aos padrões operacionais da OTAN. Eles serão os primeiros do mundo com a opção de configuração UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e equipados com sistema de reabastecimento em voo (REVO) do tipo probe-and-drogue, compatível com os caças Saab Gripen da Hungria, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.

Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05), Áustria (04), República Tcheca (02) e Coreia do Sul (03). A Embraer trabalha e prospecta outros clientes pelo mundo, além do manter estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.

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