KC-390 da Força Aérea Portuguesa mais perto do primeiro voo. No último dia 21 de setembro, o primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP), alcançou a etapa de energização. A aeronave (futuro FAP 26901) está na linha de montagem da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), com a supervisão da Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) do Programa KC-390, uma equipe multidisciplinar de militares portugueses, composta por tripulantes, engenheiros e técnicos de manutenção da FAP
A MAF encontra-se na fábrica em Gavião Peixoto, acompanhando de perto as atividades de produção e teste das do primeiro de cinco aeronaves KC-390 adquiridas pelo Governo Português.
Durante os próximos meses, a equipe portuguesa assegurará o acompanhamento de perto da produção e preparação da entrega das aeronaves, visando o cumprimento e a satisfação de todos os requisitos estabelecidos para este Sistema de Armas.
A etapa da produção agora concluída com a energização da primeira aeronave, acompanhada de inspeções a diversos sistemas já instalados, antecede a realização dos primeiros voos de teste (Fonte: FAP).
Nota: Em 11 de julho de 2019, o Governo Português assinou o contrato com a Embraer, adquirindo cinco KC-390 Millennium, um simulador de voo e suporte técnico pelo período de doze anos. Essas novas aeronaves substituirão os C-130H Hércules na Esquadra 501, da Base Aérea do Montijo. De acordo com o planejamento, os KC-390 portugueses serão entregues de 2023 a 2027, ao passo de uma aeronave por ano
@FFO