• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-390 da FAB transporta viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP

21 de março de 2025
KC-390 da FAB transporta viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP (Fotos: FAB/MB).
KC-390 da FAB transporta viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP (Fotos: FAB/MB).

KC-390 da FAB transporta viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB) demonstraram a capacidade do KC-390 Millennium de transportar o Sistema ASTROS II acoplada ao míssil de longo alcance antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície).

KC-390 da FAB transporta viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP (Fotos: FAB/Marinha).

A operação representa um salto estratégico para as Forças Armadas, que passam a contar com maior interoperabilidade, flexibilidade, pronta resposta e alcance no deslocamento de armamentos pesados, como o míssil antinavio MANSUP.

O transporte do ASTROS pelo KC-390 garante que o Brasil possa reposicionar rapidamente seu poder de fogo para qualquer região do país, reforçando a capacidade de defesa e dissuasão.

“Essa missão em conjunto com a Marinha do Brasil é fundamental tanto para a realização do exercício operacional em Fortaleza quanto para o fortalecimento dos laços entre as Forças”, destacou o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Israel Amorim Barbosa Leal.

Mobilidade Estratégica

Coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a operação envolveu um KC-390 do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) ” Esquadrão Zeus” que transportou o sistema de artilharia ASTROS, pesando cerca de 24 toneladas, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) para Fortaleza (CE), com uma escala técnica em Salvador (BA).

Essa mobilidade estratégica permite que o Brasil projete seu poder militar com rapidez, seja para a defesa de suas fronteiras terrestres, seja para a proteção da Amazônia Azul, área marítima de 5,7 milhões de quilômetros quadrados sob jurisdição brasileira.

Operação “Jeanne d’Arc 2025”

O envio do sistema de mísseis Astros está relacionado à operação da Marinha do Brasil (MB) e da Marinha Nacional da França (MNF), que iniciaram, no dia 16/03, a Operação “Jeanne d’Arc 2025”. O exercício conjunto, que ocorre até 02/04 nas proximidades de Fortaleza, tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as Forças e fortalecer a cooperação bilateral.

Interoperabilidade entre as Forças

A operação reflete um novo paradigma na defesa nacional, em que Exército, Marinha e FAB atuam de forma integrada. O ASTROS II, desenvolvido no Brasil, é um dos mais avançados sistemas de lançamento de foguetes do mundo e, agora, pode ser reposicionado rapidamente pelo KC-390 para reforçar pontos estratégicos do país.

Além disso, o sistema é capaz de disparar o míssil antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), projetado para atingir alvos a distâncias superiores a 70 quilômetros. Essa capacidade amplia a defesa do litoral brasileiro, permitindo que o Exército e a Marinha possam neutralizar ameaças navais.

Pronta Resposta

Com o uso do KC-390, a FAB pode posicionar o ASTROS em qualquer local do território nacional em até 24 horas. Além da velocidade no deslocamento, o Millennium tem capacidade de operar em pistas não preparadas, o que significa que pode pousar em regiões remotas e estratégicas. Isso amplia as possibilidades de emprego da artilharia de foguetes, que pode ser usada em qualquer ponto do Brasil em um curto espaço de tempo.

Capacidades Operacionais do KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium é um cargueiro estratégico com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos pesados, equipamentos e até mesmo cargas humanitárias, sendo capaz de realizar diversas missões, como transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras. A aeronave é reconhecida por sua alta capacidade de carga, velocidade e alcance, características que a posicionam como uma das mais avançadas de sua categoria.

Fotos: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login