• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-390 da FAB realiza primeiro pouso em aeródromo de alta altitude

17 de maio de 2023
KC-390 da FAB realiza primeiro pouso em aeródromo de alta altitude (Foto: FAB).
KC-390 da FAB realiza primeiro pouso em aeródromo de alta altitude (Foto: FAB).

KC-390 da FAB realiza primeiro pouso em aeródromo de alta altitude. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro pouso com o KC-390 Millennium em uma pista situada em uma região de alta elevação. A operação do FAB 2856 foi realizada no Aeródromo de Jauja (JAU/SPJJ), no Peru, cuja altitude é de 11.034 pés (cerca de 3.300 metros) acima do nível do mar.

A missão aconteceu em 11 de maio, em meio ao Exercício Cooperación IX, que ocorre entre os dias 08 e 19/05, sob a coordenação da Força Aérea do Peruana (FAP). O Exercício reúne Forças Aéreas Americanas de 12 países, com o objetivo de treinar a integração em cenários de catástrofes naturais, como terremotos e furacões.

O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, explicou que o pouso no aeroporto Francisco Carle foi um marco importante para a FAB, pois o aeródromo é estratégico para as operações militares devido ao cenário montanhoso pela proximidade com a Cordilheira dos Andes.

“A cidade de Jauja fica localizada em um vale no alto da Cordilheira dos Andes, motivo pelo qual as operações aéreas que ali ocorrem demandam extrema cautela e planejamento. As elevações que margeiam a cidade, o ar rarefeito provocado pela grande elevação do aeródromo, bem como a ausência de auxílios à navegação aérea na localidade, demandam uma análise criteriosa das capacidades de performance da aeronave, tendo sido fundamental a experiência de seus tripulantes”, contou.

Para o sucesso da missão, foi necessária uma grande interação com os militares da FAP, que conduziram um sobrevoo, no dia anterior ao pouso, para realizar uma ambientação na localidade. Foram realizadas, ainda, as avaliações de performance e meteorologia para disponibilizar a máxima capacidade de carga e passageiros a serem transportados em favor das operações de apoio às áreas atingidas pelas catástrofes citadas. 

No voo, também estiveram presentes militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), bem como integrantes da Secretaria Permanente do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

O Comandante da aeronave, Major Aviador Anderson Dias Santiago, falou sobre as capacidades da aeronave KC-390 Millennium. “Pode ser percebida a importância da demonstração de mais esta capacidade da aeronave KC-390, reafirmando a sua vocação de atuar nos mais diversos cenários em que for demandada”, destacou.

Desafios

Um dos principais desafios enfrentados pelas aeronaves em altitudes elevadas são consequências advindas da redução da densidade do ar, o que pode afetar a potência do motor, velocidades de aproximação e a capacidade de frenagem da aeronave, exigindo uma apurada técnica dos pilotos. A operação de aeronaves em pistas de altitude elevada é um desafio para pilotos, equipes de manutenção e engenheiros aeronáuticos. 

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login