Entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro, um Embraer KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB), participará do Exercício Operacional (EXOP) Culminating, em Louisiana, Estados Unidos. O Brasil também participará do exercício com uma Subunidade (SU) de paraquedistas do Exército Brasileiro, conforme noticiamos aqui.
Todos os detalhes logísticos e operacionais da missão internacional do KC-390, foram apresentados pelos oficiais do 1º GTT – Esquadrão Zeus, durante o briefing de apronto operacional realizado no dia 07/01 na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Esta será a primeira vez que a aeronave participará de uma operação de treinamento operacional.
A participação do 1º GTT no EXOP Culminating, prevê que tropas de paraquedistas do Exército Brasileiro e do U.S. Army irão realizar saltos táticos conjuntos a partir do KC-390. Serão realizados voos em formações mistas (ou voos de pacotes), envolvendo a participação de aeronaves de outros países, com objetivo de preparar os militares e os tripulantes para operações aeroterrestres. Em uma das missões, está prevista uma operação noturna, envolvendo um voo com 16 aeronaves, sendo nove C-17, seis C-130J da USAF e o KC-390 brasileiro, quando irão lançar de mais de quatro mil paraquedistas em uma noite.
De acordo com o comandante do 1º GTT – Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a aeronave e os militares tiveram bom desempenho durante o período de treinamento e estão preparados para participar do exercício internacional. A participação do KC-390 no EXOP Culminating também será instrumento para a fundamentação doutrinária, especialmente na Ação de Força Aérea denominada Assalto Aeroterrestre, que consiste na infiltração de tropas de paraquedistas e seus equipamentos, através de lançamentos aéreos ou com pousos táticos nas áreas de interesse.
“Nós temos tudo para mostrar para o mundo a capacidade do KC-390, que pela primeira vez vai lançar paraquedistas junto com outras aeronaves estrangeiras. O Exercício conjunto vai ser muito importante não só para o 1° GTT, como também para a FAB e para o país. É um momento ímpar para desenvolvimento conjunto de doutrina não só da FAB quanto também do Exército Brasileiro porque o KC-390 tem sistemas diferentes, sistemas novos”, destacou o Oficial.
O comandante da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, ressaltou o preparo realizado pelos militares para o Exercício. “Todos os preparativos foram realizados, inclusive com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, de maneira que as tripulações estão capacitadas a cumprir as ações de Força Área previstas para a Missão”, destacou.
De acordo com o Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, a participação do KC-390 no EXOP Culminating reforça a capacidade de atuação da FAB. “É a primeira vez que nós vamos fazer o lançamento de paraquedistas dentro de um cenário de exercício operacional, que é bastante diferente do que lançar os paraquedistas em um circuito de tráfego para uma missão de treinamento local. É uma honra muito grande nós termos sido convidados para participar desse exercício em conjunto com o Exército, utilizando pela primeira vez a aeronave mais nova da FAB”, destacou.
Atualmente a FAB possui quatro aeronaves KC-390 (2853, 2854, 2855 e 2856), recebidas a partir de setembro de 2019 e operadas pelo 1º GTT. As aeronaves e seus tripulantes vêm passando por constante processo de certificação, que irá culminar com o recebimento do FOC (Final Operational Capability ), ou capacidade final de operação, onde a aeronave poderá ser utilizada na sua totalidade operacional.
@FFO