• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-130 da FAU vai auxiliar o combate aos incêndios no Brasil, Bolívia e Paraguai

13 de setembro de 2024
KC-130 da FAU vai auxiliar o combate aos incêndios no Brasil, Bolívia e Paraguai. A FAU enviou um KC-130H como o da foto para a missão. Foto: Leandro Casella.
KC-130 da FAU vai auxiliar o combate aos incêndios no Brasil, Bolívia e Paraguai. A FAU enviou um KC-130H como o da foto para a missão. Foto: Leandro Casella.

KC-130 da FAU vai auxiliar o combate aos incêndios no Brasil, Bolívia e Paraguai. O Uruguai acionou imediatamente a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) para auxiliar a Bolívia, o Brasil e o Paraguai diante dos incêndios florestais, que assolam a coração da América do Sul ha semanas.

O governo uruguaio disponibilizou recursos aéreos aos três países mais afetados. O Lockheed Martin KC-130H Hércules — FAU 594 chegou em 12/09 a Assunção, capital do Paraguai carregando contêineres de água “Guardian” e, junto com as tripulações, será enviado ao Chaco paraguaio, onde 160 mil hectares já foram perdidos pelos incêndios florestais.

FAU 594 visto em Asunção sendo preparado para a missão de combate a incêndios: Foto: FAU.
FAU 594 visto em Asunção sendo preparado para a missão de combate a incêndios: Foto: FAU.

O avião chegou para atender um pedido do país de assistência urgente via Sistema de Cooperação da Força Aérea Americana (SICOFAA). O FAU 594 foi guarnecido por 22 aviadores militares norte-americanos, permanecendo no Paraguai por tempo indeterminado enquanto for necessário. Hoje, 95% dos incêndios no Paraguai “foram intencionais”, declarou o ministro da Defesa paraguaio, Óscar González. 

Com quase 720 focos de incêndio, o Paraguai está perto de ser responsável por quase 10% dos incêndios florestais na América do Sul atualmente. No caso boliviano, uma aeronave da Força Aérea Boliviana chegará à Base Aérea de Carrasco, para transportar para a Bolívia um helicóptero Bell 212 do Esquadrão Aéreo Nº 5 da FAU, bem como suas tripulações e técnicos, além de alguns baldes Bambi para uso nos combates.

Por fim, no caso do Brasil, foram oferecidas aeronaves Airbus C-212/300 (Aviocar) e contêineres Guardian. Dadas as características do modelo, presume-se que sua área de atuação poderia ser o interior de São Paulo, área que vem sendo muito afetada.

Ministares da FAU, vinculados ao Esquadrão Aéreo Nº 5, se apresentam ao Ministro da Defesa do Paraguaia - Óscar González. Foto: FAU.
Ministares da FAU, vinculados ao Esquadrão Aéreo Nº 5, se apresentam ao Ministro da Defesa do Paraguaia – Óscar González. Foto: FAU.

A primeira missão ocorreu na noite do dia 12, quando o FAU 594, efetivou uma operação noturna operando a partir de Assunção. O primeiro lançamento de 8 mil litros de água, foi feito pelos contêineres de água “Guardian” instalados na aeronave KC-130H ocorreu a 178 milhas náuticas ao norte da cidade de Mariscal Estigarribia no Chaco Paraguaio, próximo à fronteira com a Bolívia.


Imagem do primeiro lançamento de 8 mil litro de água no Chaco Paraguaio. Foto: FAU.
Imagem do primeiro lançamento de 8 mil litro de água no Chaco Paraguaio. Foto: FAU.

Texto: Javier Bonilla

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login