Os governos da Alemanha e a França estão realizando licitação internacional conjunta, para substituição dos aviões de patrulha marítima (MPA – Maritime Patrol Aircraft). Entre as aeronaves concorrentes, estão o Boeing P-8 Poseidon e Kawasaki P-1.
O jornal Japan Times informou ontem – 07 de setembro, que o governo alemão mudou os seus planos, o que prejudicará a participação do Kawasaki P-1 na licitação, o que está preocupando a indústria japonesa.
Alemanha e França planejavam introduzir as novas aeronaves em 2035, entretanto o Ministério da Defesa Alemão decidiu antecipar a aposentadoria dos seus Lockheed P-3C Orion para 2025, por conta dos altos custos operacionais destas aeronaves.
Inicialmente a participação japonesa na licitação internacional teve o aval dos dois países compradores, entretanto o o governo alemão mudou a decisão inicial. Segundo um funcionário da indústria japonesa relatou ao jornal The Japan Times:
“A Alemanha acredita a produção e o processo da certificação de tipo do Kawasaki P-1, levaria mais de cinco anos, o que torna duvidosa a possibilidade de estarem operando em 2025 ”.
Para missões de patrulha marítima e guerra anti-submarino (MPA), ambos países europeus possuem aeronaves cujos projetos tem mais de 60 anos. A Aéronautique Navale (AN) da Marinha Francesa possui uma frota operacional de 22 Breguet Br.1150 Atlantic II, enquanto a Armada Alemã possui uma frota com oito Lockheed P-3C Orion, subordinados à Ala Marinefliegergeschwader 3 (MFG3).
@FFO