Kawasaki inicia estudos da futura aeronave de patrulha marítima japonesa. A Kawasaki Heavy Industries (KHI) instituiu uma equipe de projeto para desenvolver a “Futura Aeronave de Patrulha Marítima de Asas Fixas”, com o objetivo de substituir a atual frota de quadrimotores P-1 MPA da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). A expectativa é que a futura aeronave esteja em operação na década de 2040.
A KHI aguarda que o que o Ministério da Defesa japonês envie especificações da nova aeronaves. Um porta-voz do Ministério da Defesa do Japão confirmou ao portal Janes que o plano para a futura aeronave ainda está sob análise.
O Kawasaki P-1 MPA é um componente importante das capacidades de patrulha marítima, guerra antissubmarino e de superfície (ASW/ASuW) do Japão. As aeronaves são equipadas com Sistema Avançado de Gerenciamento de Combate Toshiba HYQ-3, radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Toshiba HPS-106, pod detector de anomalia magnética CAE MAD-XR. Além disso, os P-1 podem levar uma variedade de armamentos lançados em voo, incluindo mísseis antinavio, mísseis ar-solo, torpedos, cargas de profundidade e minas.
A fonte do Ministério da Defesa japonês ouvido por Janes, disse que não pode divulgar detalhes sobre as capacidades da futura aeronave. “Dito isto, em geral, mais mísseis de longo alcance e inteligência artificial (IA) melhorada são algumas tecnologias e capacidades que estão a ser consideradas”, acrescentou o funcionário do Ministério da Defesa.
Fonte: Janes
@FFO