KAI prepara o primeiro voo do KF-21. O primeiro protótipo do KAI KF-21 Boramae, matriculado “001” está perto de realizar o seu primeiro voo, que será realizado nas instalações da Korea Aerospace Industries (KAI) em Sacheon – Coreia do Sul. O first flight está previsto para julho deste ano.
A KAI disse em 21 de fevereiro que a empresa está preparando uma Revisão de Preparação para o Primeiro Voo (FFRR – First Flight Readiness Review), o que inclui uma série de checagens, como a garantia da correta preparação de componentes, checks elétrico e de sistemas em solo para o evento, o que inclui os dois motores GE F414-400K, uma variante do F414-GE-400 que equipa os Boeing F/A-18E/F Super Hornet. O primeiro voo do KF-21 está programado para julho, confirmou a empresa, e até lá, tudo deverá está pronto.
O processo de preparação é apoiado por testes contínuos, realizados pela Equipe de Testes Combinados KF-21 (KF-21 CTT – KF-21 Combined Test Team), composta por engenheiros da KAI, por membros da Republic of Korea Air Force (RoKAF) e pela a Defense Acquisition Program Administration (DAPA) do país.
Dos seis protótipos poderão voar e estão fazendo os testes em diferentes estágios, quatro são monoplaces e dois são plataformas biplaces.
“Após testes e verificações comuns, mas essenciais, de solo e aviônicos, cada protótipo KF-21 fará testes e avaliações específicos. Por exemplo, se o protótipo número vai realizar um teste de compatibilidade motor-aeronaves, o protótipo número três realizará um teste de vibração do solo”, disse o porta-voz da KAI.
No entanto, após o primeiro voo da aeronave em julho, a estratégia de testes mudará. “Após o primeiro voo do KF-21, cada protótipo terá uma missão de voo diferente para avaliação”, disse o porta-voz da KAI sem dar mais detalhes. A KAI acrescentou que o desenvolvimento de um elemento essencial do novo caça KF-21 – seu radar AESA – foi concluído e agora está passando por extensas avaliações de desempenho em solo e em voo a bordo de um Boeing 737-500, como noticiamos aqui.
Considerado o mais avançado projeto da indústria aeronáutica sul-coreana, o Boramae é classificado como um caça de geração 4,5 pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia (DAPA).
@CAS