KAI MCH o helicóptero caça-minas sul-coreano. A Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou o seu portfólio de defesa na Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa (ADEX) 2023, realizada na capital sul-coreana Seul entre os dias 17 e 22 de outubro.
Entre os equipamentos expostos em seu estande, a KAI apresentou o seu novo helicóptero naval “caça-minas” KUH-1 Surion MCH (Mine Countermeasures Helicopter), equipado com sensores especializados de missão da BAE Systems, Teledyne Marine e Northrop Grumman.
O MCH levará dois dos principais sistemas de missão instalados em seu compartimento interno de cargas, com objetivo de afetar minimamente o desempenho causado pelo arrasto com instalação grandes pods externos. Um terceiro sistema de missão foi acomodado em um pequeno pod lateral, instalado junto à fuselagem no lado esquerdo do helicóptero.
Em seu compartimento interno, o Surion MCH levará o sistema de neutralização de minas BAE Systems AMNS (Archerfish Mine Neutralisation System) e o Veículo Subaquático Autônomo (AUV) da Teledyne Gavia. No pod externo colado à fuselagem, estará o sistema de detecção à laser Northrop Grumman ALMDS (Airborne Laser Mine Detection System), o mesmo utilizado nos helicópteros Sikorsky MH-60S da US Navy, onde é denominado AN/AES-1.
O Archerfish é um dispositivo neutralizador de minas descartável e o AUV Teledyne Gavia é uma plataforma de monitoração recuperável usada para detecção de minas em águas profundas. Por sua vez, o ALMDS é um sistema recuperável destinado à detectar minas flutuantes e de águas rasas.
Devido a sua situação geográfica e geopolítica regional, a Coreia do Sul depende das vias marítimas cargueiras para manter o fluxo das suas importações e exportações. Desta forma, manter as suas rotas marítimas seguras é uma das prioridades do governo. A KAI estima que o MCH estará operacional em 2027.
@FFO