KAI KF-21 Boramae se aproxima do voo inaugural. A Korea Aerospace Industries (KAI) está se preparando para o voo inaugural do novo caça KF-21 Boramae, previsto para o próximo mês de julho. Considerado o mais avançado projeto da indústria aeronáutica sul-coreana, o Boramae é classificado como um caça de geração 4,5 pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia (DAPA).
Os planos originais previam que o KF-21 incorporasse tecnologias embarcadas produzidas nos Estados Unidos, cuja transferência havia sido acordada quando a Coreia do Sul adquiriu os Lockheed Martin F-35A. Conforme publicamos anteriormente, em um revés, o Congresso dos EUA considerou essas tecnologias muito sensíveis para a transferência, colocando todo o programa KF-21 em risco.
Após um estudo da Agência Coreana para o Desenvolvimento da Defesa (ADD), empresas locais foram convocadas para desenvolver os equipamentos vetados pelos americanos: o radar ativo de varredura eletrônica (AESA), o jammer de radiofrequência (RF), o pod de direcionamento eletro-óptico (EOTP) e o sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST).
Entre as quatro tecnologias, a mais complexa foi o desenvolvimento de um radar AESA (matriz de varredura eletrônica ativa), projetado pela empresa sul-coreana Hanwha Systems com a assistência da israelense Elta Systems. Apesar da parceria, o novo radar não é baseado, e nem utiliza softwares de equipamentos similares existentes em Israel, embora a Elta tenha fornecido suas aeronaves de testes para avaliações do radar. A Elbit Systems está fornecendo para o radar da Hanwha o sistema terrain-following/terrain-avoidance.
Os voos de avaliações envolveram a instalação de um radar de testes na rampa traseira aberta de um C-130 Hércules, além da modificação de um Boeing 737-500, registrado na África do Sul (ZS-TFJ), que recebeu o radome de um KF-21 no seu nariz. O desenvolvimento do radar foi concluído após uma década pesquisas, e um programa de desenvolvimento de três anos. A Hanwha também está desenvolvendo o pod de direcionamento eletro-óptico (EOTP), além do sensor de busca e rastreamento infravermelho (IRST), possivelmente baseado no sistema SkyWard da Leonardo.
A empresa sul-coreana LIG Nex1 trabalha no desenvolvimento de um novo conjunto integrado de guerra eletrônica para o KF-21, com sistema de alerta de radar, interferência eletrônica e dispositivos de proteção chaff & flare. A LIG Nex1 também está desenvolvendo o computador de gerenciamento de voo, a unidade de treinamento embarcada, além do head-up display de baixo perfil, que usa a tecnologia óptica da BAE Systems.
Os motores que equiparão o KF-21 serão os General Electric F414-400K, uma variante do F414-GE-400 que equipa os Boeing F/A-18E/F Super Hornet, desenvolvido pela fabricante norte-americana em conjunto com a Hanwha Techwin, e que serão montados na Coréia do Sul.
Um dos equipamentos adquiridos de fornecedores estrangeiros para o KF-21, será o assento ejetável produzido pela tradicional empresa britânica Martin-Baker, que já concluiu os testes do equipamento destinado para os caças sul-coreanos.
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