KAI KF-21 Boramae cada vez mais próximo do voo inaugural. O novo caça supersônico sul-coreano KAI KF-21 Boramae se aproxima do voo inaugural, o que deve ocorrer ainda nesse mês de julho. Nos últimos dias, surgiram imagens do protótipo #001 realizando testes de motor taxiando no Aeroporto de Sacheon (HIN/RKPS), sul do país, onde ficam as instalações da Korea Aerospace Industries (KAI).
Em um dos testes, foi observado que o piloto taxiou o KF-21 #001 até a pista principal do Aeroporto de Sacheon, onde efetuou uma corrida com abortiva em alta velocidade, usando a potência dos dois motores norte-americanos General Electric F414-GE-400K.
Informações não oficias vinda sugerem que o voo inaugural do KF-21 poderá ocorrer em 22 de julho. Um total de seis protótipos estão programados para participarem da campanha de testes em voo, sendo que, pelo menos três aeronaves estão em processo avançado de montagem.
Recentemente foram divulgadas imagens do protótipo #001 passando por testes estáticos de motores em um hangar especial em Sacheon. Firmemente preso ao solo, os motores do Boramae foram levados à potência máxima, inclusive com o acionamento de pós-combustor.
A fabricante sul-coreana está implementando um rigoroso cronograma para o programa do KF-21, que está em avançada fase de testes em solo, que precedem o primeiro voo. Para isso, a KAI previamente abriu mão dos atributos furtivos, que caracterizam os caças de quinta-geração (5 G) como o norte-americano F-35 Lightning II. Com essa abordagem mais comedida, o KF-21 se encaixa no segmento 4,5 G, se colocando entre o F-35 e o F-16 de quarta geração.
O Boramae deverá levar munições em seis hardpoints sob as asas e quatro sob a fuselagem, ao contrário do caças mais avançados de 5 G, como o F-35, que possuem compartimentos internos de armas, o que reduz sensivelmente a assinatura radar. Espera-se que futuramente o KF-21 tenha uma versão aprimorada com armamentos transportados internamente.
Com uma seção transversal similar ao Eurofighter Typhoon, o KF-21 terá uma assinatura de radar menor do que os F-15K Slam Eagles (uma versão avançada do F-15E Strike Eagle), e dos F-16C/D (em processo de atualização para F-16V) em operação na frota da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF).
Com a abordagem 4,5 G, a ROKAF espera completar as capacidades do KF-21 com operações em conjunto com plataformas furtivas, como F-35 e drones, aumentando sua capacidade e eficiência em combate. Inicialmente o KF-21 terá uma versão “Block 1” apenas para defesa aérea, enquanto o futuro “Block 2” terá capacidade de ataque ao solo, elevando o jato para a classe multifuncional.
O novo caça substituirá a frota envelhecida de aeronaves F-4E Phantom II e F-5E/F Tiger II da Força Aérea da Coreia do Sul, que planeja estar operando 40 Boramae em 2028 e até 120 jatos em 2032.
@FFO