• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KAI fecha acordo de CLS para a frota de T-50IQ da Força Aérea Iraquiana

9 de novembro de 2021
KAI fecha acordo de CLS para a frota de T-50IQ da Força Aérea Iraquiana (Foto: IQAF).

KAI fecha acordo de CLS para a frota de T-50IQ da Força Aérea Iraquiana. A fabricante de aeronaves Korea Aerospace Industries (KAI), anunciou nesta segunda-feira (08/11) a assinatura de um contrato de US$ 360 milhões com o governo do Iraque, envolvendo um programa de suporte logístico (CLS) e treinamento da frota de aeronaves T-50IQ da Força Aérea Iraquiana (IQAF).

No acordo de três anos assinado com o Ministério da Defesa do Iraque, a KAI fornecerá serviços de reparo, manutenção e suporte logístico CLS (Contracted Logistic Support) para os 24 jatos de treinamento avançado T-50IQ operados pela IQAF. O contrato também contempla programas de treinamento para pilotos e técnicos iraquianos.

Em 2013 o Iraque encomendou 24 caças de ataque leve com base no treinador supersônico da Korea Aerospace Industries T-50, com as entregas concluídas entre 2016 e 2017. Todas as aeronaves foram negociadas através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales) do Comando dos Sistemas Aéreos Navais dos EUA.

Por falta de um contrato de manutenção e suporte, desde sua entrega os jatos sul-coreanos quase não voaram. Grande parte da frota foi estocada na Base Aérea Martyr Mohammad Alaa, contígua ao Aeroporto Internacional de Bagdá, enquanto um pequeno número foi armazenado em um hangar na Base Aérea de Basrah al-Shaibah, em Basrah. A assinatura deste contrato vem corrigir essa lacuna.

A Coréia do Sul também é a principal contratada das obras que estão ocorrendo na base aérea de As Suwayrah, que será a sede do Iraqi Air Force College, assim que as obras forem concluídas, que também abrigará os treinadores T-50IQ.

O KAI T-50 Golden Eagle é uma família de aeronaves supersônicas leves de combate e treinamento desenvolvidas pela Korea Aerospace Industries (KAI) em colaboração com a Lockheed Martin. O desenvolvimento começou no final da década de 1990 e seu voo inaugural ocorreu em 2002. A aeronave entrou em serviço ativo na Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) em 2005.

Notas RFA:

  1. O KAI T-50 Golden Eagle é jato supersônico de treinamento avançado e combate leve, desenvolvido pela sul-coreana KAI em conjunto com a Lockheed Martin. O T-50 foi a primeira aeronave supersônica produzida na Coréia do Sul, e um dos poucos treinadores desta classe do mundo. O desenvolvimento começou no final da década de 1990, e seu voo inaugural ocorreu em 2002. O T-50 entrou em operação na Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) em 2005.
  2. Todos os KAI T-50IQ da Força Aérea Iraquiana estão reunidos no 204º Esquadrão de Treinamento, subordinado à Ala de Treinamento em Voo, sediada na Base Aérea de Al Shaibah, a cerca de 11 km à sudoeste de Basrah.

@FFO/@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login