KAI e Boeing assinam contrato para atualização dos E-737 sul-coreanos. Em 28 de julho, a Boeing assinou um contrato com a Korea Aerospace Industries (KAI) no valor de US$ 15,6 milhões, com objetivo de suporte no projeto de atualização dos sistemas de missão dos quatro Boeing E-737 de Controle e Alerta Antecipado Aerotransportado (AEW&C – Airborne Early Warning & Control) da Força Aérea da República Coreia do Sul (RoKAF).
O contrato formaliza a participação da empresa sul-coreana no projeto “E-737 AEW&C Performance Improvement Project” da RoKAF, que é liderado pela Boeing e que inclui atualizações de equipamentos de identificação de amigo ou inimigo (IFF – Identification Friend-or-Foe) e sistemas táticos de comunicação de dados Datalink 16.
Através deste contrato, a KAI espera receber novos pedidos voltados para futuros programas de modificação, atualização e suporte da frota de aeronaves E-737 AEW&C da Força Aérea Sul-Coreana. A informação foi divulgada por Janes Defense, citanto um relatório da Agência de Notícias sul-coreana Yonhap.
A parceria entre a KAI e a Boeing não é nova, pois as empresas atuaram em conjunto no programa “Peace Eye 2006”, quando a empresa sediada na cidade de Sacheon, supervisionou a montagem dos radares multifuncionais eletrônicos MESA (Multifunction Electronic Phased-Array) da Northrop Grumman, antes da entrega oficial das quatro aeronaves para a RoKAF.
O programa de atualização dos E-737 AEW&C da RoKAF foi aprovado pelo Comitê de Promoção de Projetos de Defesa da Coreia do Sul em outubro do ano passado, com a previsão de conclusão para junho de 2025. O projeto tem como objetivo principal aumentar a interoperabilidade das aeronaves sul-coreanas com as americanas quando em operações conjuntas.
A RoKAF possui quatro aeronaves E-737, matriculadas de 64-700, 65-327 à 65-329, recebidas entre 2011 e 2012. Essas aeronaves compõem o 271 AEW&C Squadron, vinculado ao 51 Air Control Group, sediado na Base K1, em Gimhae (RKPK).
@FFO