KAI apresentou oficialmente o FA-50 da Força Aérea Polonesa. A Korea Aerospace Industries (KAI) realizou a cerimônia de apresentação oficial dos jatos FA-50FA “Fighting Eagle” destinados a Força Aérea da Polônia (PAF). O evento foi realizado em 07 de junho, nas instalações da KAI em Sacheon, na Coréia do Sul.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa sul-coreano Lee Jong-sup e seu homólogo polonês, Mariusz Blaszczak, bem como do Comandante da Força Aérea da Coréia do Sul, General Jung Sang-hwa, e do chefe da Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), Eom Dong-hwan.
Em seu discurso, o polonês Marius Blaszczak saudou a rápida implantação das primeira aeronaves, que contribui para os esforços de modernização das forças armadas do seu país, especialmente neste momento conturbado onde a guerra Ucrânia-Rússia acontece na sua fronteira.
“Em setembro do ano passado, em Minsk Mazowiecki, na Polônia, tive o prazer e a honra de aprovar o contrato de fornecimento da aeronave de combate leve FA-50. As primeiras unidades já estão sendo entregues na Polônia. Este é um momento extremamente importante para a Força Aérea. Anteriormente dispomos de aeronaves pós-soviéticas e, a partir de agora, temos apenas aeronaves modernas como os F-16 e FA-50 e, em breve, também o F-35”, disse Blaszczak.
Em setembro de 2022, os governos da Polônia e da Coréia do Sul assinaram o contrato envolvendo 48 jatos FA-50, com valor de aproximadamente US$ 3 bilhões. Além das aeronaves, a KAI irá transferir o know-how técnico-operacional e fornecer treinamento para a Força Aérea Polonesa, que designou os jatos como FA-50GF “Gap Filler”.
A KAI planeja entregar até o final deste ano o primeiro lote com 12 jatos FA-50GP, que atualmente estão passando pelos testes de voo. Os pilotos poloneses já concluíram os treinamentos no FA-50 da Força Aérea da Coréia do Sul (ROKAF).
Os 36 restantes serão do modelo FA-50PL Block 20, uma versão aprimorada, equipada com sistema de reabastecimento em voo, radar de varredura eletrônica (AESA) e armamentos ar-ar e ar-superfície. A entrega ocorrerá a partir do segundo semestre de 2025 até 2028.
Através de uma parceria entre a KAI e o Polish Armaments Group, será estabelecido um centro de serviços na Polônia, que abrangerá instalações de manutenção de grande porte (MRO), além de uma escola internacional de treinamento de voo para pilotos de FA-50.
@FFO