• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KAI apresenta o KF-21N, a versão naval do Boramae

26 de setembro de 2022
KAI apresenta o KF-21N, a versão naval do Boramae (Fotos: Arda Mevlutoglu).

KAI apresenta o KF-21N, a versão naval do Boramae. A Korea Aerospace Industries (KAI) revelou publicamente a proposta para uma versão naval do novo caça de geração 4,5, denominada KF-21N. Destinado para operações embarcadas, o projeto foi apresentado na Defense Expo Korea 2022 (DX 2022), realizada entre 21 e 25 de setembro, em Ilsanseo-gu, Coreia do Sul.

Representantes da KAI disseram que o desenvolvimento do KF-21N depende de um pedido da Marinha sul-coreana, que atualmente trabalha no projeto do seu futuro navio-aeródromo chamado CVX, previsto para entrar em operação em 2033. Caso avancem os planos nesse sentido, a fabricante disse poderá prosseguir no desenvolvimento do KF-21N em poucos anos.

Em um painel exposto no estande da KAI na DX 2022, foram apresentados alguns detalhes sobre o KF-21N. Projetado para operações CATOBAR (Decolagem Assistida por Catapulta e Recuperação por Cabos de Arrasto) o jato tem um comprimento de 17 metros, envergadura de 12 metros e altura de cinco metros, e peso máximo de decolagem de 25.6 toneladas. O fabricante diz que o caça naval poderá atingir velocidade máxima Mach 1.6, com uma carga útil aproximada de sete toneladas.

Com uma envergadura maior que a versão terrestre KF-21 Boramae, o caça estará equipado com sistema que permite a dobra das asas, característica padrão dos jatos navais que permite melhor acomodação no espaço limitado do convés ou hangar dos porta-aviões. O supersônico sul-coreano poderá ser equipado com mísseis ar-ar e ar-terra de produção nacional ou estrangeiros.

Não está descartada uma versão STOBAR (Decolagem Curta e Recuperação por Cabos de Arrasto) do KF-21N, que depende das dimensões do convés do futuro CVX. Caso tenha uma pista de decolagem com 250 metros de comprimento, o STOBAR poderá ser uma opção viável.

A KAI trabalha fortemente na versão terrestre do Boramae, cujo protótipo realizou seu voo inaugural no último dia 19 de julho. Inicialmente o KF-21 terá uma versão destinada para defesa aérea, designada “Block 1” (40 unidades), e futuramente o “Block 2” (80 unidades) com capacidade de ataque ao solo. O KF-21 Boramae substituirá a frota envelhecida de aeronaves F-4E Phantom II e F-5E/F Tiger II da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF), que planeja estar operando 40 unidades do novo supersônico em 2028 e até 120 jatos em 2032.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login