KAAN é o nome do caça de quinta geração da Turquia. Em uma grande cerimônia realizada ontem (1º/05), nas suas instalações nos arredores de Ancara, a Turkish Aerospace Industries (TAI) revelou o nome do seu caça de 5ª geração. Com a presença do presidente Recep Tayyip Erdoğan, o novo jato, até então conhecido pelo nome do projeto TF-X, foi batizado de “KAAN”, um termo regional que indica poder supremo.
Além de apresentar o “KAAN” ao grande público presente, o evento serviu como vitrine para a indústria aeroespacial turca apresentar seus mais recentes projetos militares: o jato de treinamento avançado “HÜRJET“, o helicóptero de ataque pesado ATAK-2 e o UAV de combate a jato ANKA-3.
Coincidência (ou não), a cerimônia ocorre em meio a campanha eleitoral do presidente Erdoğan, que concorre a reeleição no próximo dia 14 de maio. Em seu discurso, ele disse: “Estamos testemunhando mais um de dia histórico… Um a um, estamos realizando os sonhos que nossa nação persegue há séculos, desde a fundação de nossa República… O poder da indústria de defesa do nosso país, dá confiança aos nossos amigos e medo aos nossos inimigos, e continuará a ser o terreno mais significativo para o nosso progresso político, econômico e diplomático”, enfatizou Erdoğan.
Apesar do TAI KAAN chegar ao palco do evento taxiando por seus próprios meios, ele ainda não voou. O caça de 5ª geração segue o processo de desenvolvimento e testes em solo, até que ocorra o voo inaugural, previsto para o dia 29 de outubro de 2023, data que a República Turca celebrará seus 100 anos.
O projeto do caça furtivo TF-X – agora TAI KAAN – surgiu há cerca de uma década, quando o governo turco estabeleceu uma meta para se tornar independente de fornecedores estrangeiros na área de defesa. Apesar de ser um membro da OTAN, nos últimos anos a Turquia tem se mostrado imprevisível em suas relações diplomáticas, especialmente quando adquiriu baterias de mísseis antiaéreos da Rússia, motivo pelo qual foi o país foi banido do projeto do caça multinacional F-35 Lightining II da Lockheed Martin.
Com características furtivas, inerentes aos caças de 5ª geração, o KAAN está sendo desenvolvido pela indústria nacional, liderada pela Turkish Aerospace Industries (TAI) como principal contratante. O jato tem 20 metros de comprimento, 12 metros de envergadura, peso máximo de decolagem de aproximadamente 27 toneladas e deverá alcançar velocidades próximas a Mach 2 (cerca de 2.400 km/h).
Inicialmente o KAAN será equipado com dois motores General Electric GE F110, produzidos sob licença pela TUSAŞ Engine Industries (TEI). Pensando na independência tecnológica estrangeira, a indústria turca trabalha em um projeto nacional baseado nos motores Eurojet EJ200 que equipam os caças Eurofighter Typhoon.
Durante a próxima década, quando entrarem em operação o TAI KAAN e o supersônico TAI HÜRJET, eles deverão substituir os mais de 200 envelhecidos caças F-16 que atualmente compõem a primeira linha de defesa e superioridade aérea da Turquia.
@FFO