JOKER – O Documentário estreia hoje. Neste sábado, 29 de janeiro, às 19h00, estreia na internet o documentário Joker – Escola de Pilotos de Caça. Realizado pela Hunter Press, o que retrata a intensa rotina de formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) no 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º GAV) sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, que empregam o Embraer A-29B Super Tucano.
O documentário de cerca de 60 minutos, que contou com apoio da Força Aérea Brasileira, Brazil Box, Chile Coins e Esquadrões de Combate, além do patrocínio de Collins Aerospace, Dakila, Embraer, Goodyear, MBDA e Saab vai ao ar no canal da Hunter Press no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/c/HunterPress/.
A cidade de Natal (RN) é a sede de uma das principais unidades de formação de pilotos de caça do mundo. Nela, todos os anos, um seleto grupo de Aspirantes recém-formados pela Academia da Força Aérea passa por um treinamento complexo que os preparam para guarnecer os esquadrões de caça situados em vários pontos do território brasileiro.
Em Joker – Escola de Pilotos de Caça, um documentário de 60 minutos de duração, o espectador vai mergulhar no universo da exigente e intensa rotina do 2º/5º GAV “Esquadrão Joker”, da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhando das aulas, briefings e simuladores até o voo a bordo dos caças Embraer A-29 Super Tucano.
O 2º/5º GAV “Esquadrão Joker” é o primeiro passo na carreira dos aviadores militares que vão cumprir as missões de Defesa Aérea, Ataque e Reconhecimento Tático nos esquadrões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). A origem do Joker remonta ao ano de 1953, quando foi criado para fazer a formação dos pilotos de caça da FAB com os lendários caças Republic P-47D Thunderbolt, utilizados pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial.
Ao longo das décadas, a unidade passou por algumas transformações no tipo de missão desempenhada e nos modelos de aeronaves utilizadas. Mas a formação de pilotos de caça é, sem dúvidas, a atividade que mais predominou ao longo de quase 70 anos de história. Desde 2004 o Esquadrão opera com o Embraer A-29 Super Tucano, um caça moderno e cujas características e tecnologia proporcionam o treinamento ideal para os pilotos que irão guarnecer a atual frota de caças da FAB e, em breve, o caça supersônico de última geração Saab F-39E/F Gripen.
Saiba mais em www.esquadraojoker.com.br
Instagram @jokerdocumentario
@CAS