Joint Venture para novas versões do WIG Airfish 8. As empresas ST Engineering e Wigetworks Private, ambas com sedes em Cingapura, firmaram uma parceria para desenvolver versões do Airfish 8 (AF8), um veículo com asas de efeito solo do tipo WIG (Wing-In-Ground).
A Wigetworks está desenvolvendo o WIG Airfish 8, inicialmente para o mercado civil. A partir da parceria com a ST Engineering, espera-se novas versões do Airfish 8 destinados para missões de Busca e Salvamento (SAR), transportes aeromédicos, operações de defesa civil, combate a incêndios e gestão de desastres. Outras aplicações incluem uma versão de transporte executivo de luxo.
De acordo com os dados disponíveis pelo fabricante, o AirFish 8 é um WIG projetado e construído para aderir às diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO). Ele é operado por dois pilotos e tem capacidade para até 8 passageiros ou 1.200 kg de carga util. Com 17 metros de comprimento, 15 metros de envergadura e peso máximo de decolagem (MTOW) de 5.550 kg, o AF8 é equipado com dois potentes motores V8 a aerodiesel, que também funciona com gasolina automotiva de alta octanagem e sem chumbo.
As empresas esperam o início do processo de certificação do Airfish 8 para o próximo ano, e que a primeira plataforma WIG esteja em operação até 2025. A expectativa é, na sequência, desenvolver novas versões, incluindo uma de maior porte.
@FFO