Em 14 de dezembro de 2017, foi anunciado pelo Ministério da Defesa que o Esquadrão No. 12 iria ser convertido do Tornado GR4 para Eurofighter Typhoon e formar temporariamente uma unidade conjunta com Qatar Emiri Air Force (QEAF) para formar as tripulações aéreas e terrestres, bem como fornecer treinamento e apoio como parte do acordo de compra de 24 Typhoons pelo Emirado do Catar.
O esquadrão foi reformado em 24 de julho de 2018 como unidade conjunta RAF/QEAF designado como Joint UK-Qatari Typhoon Squadron ou 12(B) Squadron, que recebeu recebeu seu primeiro Typhoon FGR4 (ZK436) em julho de 2019 em RAF Coningsby em Lincolnshire. Em novembro de 2019, o No. 12 Squadron foi implantado no Qatar e participou do Exercício Epic Skies III ao lado do QEAF por três semanas.
Recentemente, a Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) confirmou que o No. 12 Squadron, após concluir a conversão operacional para o Catar vai se tornar uma unidade RAF a partir de 2023.
Atualmente localizado em Coningsby em Lincolnshire, o 12 Squadron se tornará uma unidade exclusivamente da RAF, quando a unidade retornar ao Reino Unido, após o deslocamente planejado para Doha em 2022 para ajudar a fornecer segurança para a Copa do Mundo FIFA. Ao fim desta operação a QEAF irá ativar seu próprio esquadrão Eurofighter no país.
“O Esquadrão Conjunto vai funcionar por um período de três anos, sendo os últimos seis meses no Catar. Ele realizará missões como parte do Programa de Exercícios Aéreos anual da RAF, que inclui o Exercício Epic Skies no Qatar, que sempre foi visto como uma oportunidade para fortalecer a cooperação de defesa entre nossas duas nações. O esquadrão da QEAF também será implantado no Catar no final de 2022, coroando o trabalho bem sucedido. O objetivo desta implantação de seis meses será principalmente apoiar a entrada em serviço do primeiro esquadrão de Typhoon da QEAF. Após o período de três anos, prevê-se que o 12 Squadron retorne a Coningsby e continue a operar como parte da força Typhoon do Reino Unido, com tripulação exclusivamente da RAF ”, disse o MoD em 8 de setembro.
@CAS