

Joby Aviation demonstra tecnologia autônoma de Superpilot. A empresa Joby Aviation Inc., de Santa Cruz, Califórnia, anunciou uma demonstração inédita de sua tecnologia de voo autônomo.
Como parte do Resolute Force Pacific (REFORPAC), um exercício liderado pelas Forças Aéreas do Pacífico (Pacific Air Forces — PACAF), vinculada ao Comando do Indo-Pacífico (USINDOPACOM) dos EUA, a Joby realizou uma demonstração e validação bem-sucedidas de sua tecnologia de voo autônomo Superpilot sobre o Oceano Pacífico e o Havaí. O teste registrou mais de 11.200 km de operações autônomas em mais de 40 horas de voo.
Os voos autônomos foram gerenciados a partir de estações de controle em solo em vários locais, principalmente, a partir da Andersen AFB, em Guam, a mais de 4.800 km de distância do Havaí. Um piloto de segurança estava a bordo da aeronave para monitorar o desempenho do sistema. O Superpilot demonstrou seu potencial para fornecer uma solução autônoma para a necessidade do governo dos EUA de transporte aéreo leve no teatro de operações.
O Departamento de Guerra (DOW) solicitou US$ 9,4 bilhões em seu orçamento fiscal de 2026 para o desenvolvimento de aeronaves autônomas e híbridas. O bem-sucedido exercício REFORPAC posiciona a Joby para competir em futuros programas do US DOW, ao mesmo tempo, em que informa a integração de capacidades autônomas à plataforma de táxi aéreo comercial da Joby.
A USAF enfrenta o desafio de apoiar entregas de baixo volume, alta urgência e alto risco em grandes teatros de operações. O exercício REFORPAC confirmou que uma aeronave de carga leve equipada com Superpilot pode atender a essa demanda, ao mesmo tempo, em que libera aeronaves maiores e mais caras para outras missões.
O Superpilot da Joby, integrado a uma plataforma Cessna Caravan 208B N101XW, voou em diversas missões. Os destaques incluem:
Em junho de 2024, a Joby adquiriu a divisão de autonomia da Xwing Inc., incluindo a Superpilot, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de voo autônomo para aplicações comerciais e de defesa.
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