• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Joby Aviation demonstra tecnologia autônoma de Superpilot

12 de setembro de 2025
Joby Aviation demonstra tecnologia autônoma de Superpilot. O C-208 N101XW usado nos testes no Havaí. Foto: Joby.
Joby Aviation demonstra tecnologia autônoma de Superpilot. O C-208 N101XW usado nos testes no Havaí. Foto: Joby.

Joby Aviation demonstra tecnologia autônoma de Superpilot. A empresa Joby Aviation Inc., de Santa Cruz, Califórnia, anunciou uma demonstração inédita de sua tecnologia de voo autônomo.

Como parte do Resolute Force Pacific (REFORPAC), um exercício liderado pelas Forças Aéreas do Pacífico (Pacific Air Forces — PACAF), vinculada ao Comando do Indo-Pacífico (USINDOPACOM) dos EUA, a Joby realizou uma demonstração e validação bem-sucedidas de sua tecnologia de voo autônomo Superpilot sobre o Oceano Pacífico e o Havaí. O teste registrou mais de 11.200 km de operações autônomas em mais de 40 horas de voo.

Os voos autônomos foram gerenciados a partir de estações de controle em solo em vários locais, principalmente, a partir da Andersen AFB, em Guam, a mais de 4.800 km de distância do Havaí. Um piloto de segurança estava a bordo da aeronave para monitorar o desempenho do sistema. O Superpilot demonstrou seu potencial para fornecer uma solução autônoma para a necessidade do governo dos EUA de transporte aéreo leve no teatro de operações.

O Departamento de Guerra (DOW) solicitou US$ 9,4 bilhões em seu orçamento fiscal de 2026 para o desenvolvimento de aeronaves autônomas e híbridas. O bem-sucedido exercício REFORPAC posiciona a Joby para competir em futuros programas do US DOW, ao mesmo tempo, em que informa a integração de capacidades autônomas à plataforma de táxi aéreo comercial da Joby.

A USAF enfrenta o desafio de apoiar entregas de baixo volume, alta urgência e alto risco em grandes teatros de operações. O exercício REFORPAC confirmou que uma aeronave de carga leve equipada com Superpilot pode atender a essa demanda, ao mesmo tempo, em que libera aeronaves maiores e mais caras para outras missões.

O Superpilot da Joby, integrado a uma plataforma Cessna Caravan 208B N101XW, voou em diversas missões. Os destaques incluem:

  • Prontidão para a missão: entregas rápidas de carga, logística de ponta a ponta, transporte entre ilhas.
  • Versatilidade operacional: voos em todas as classes de espaço aéreo (B, C, D e não controlado) sob regras de voo visual e por instrumentos.
  • Capacidades de transporte aéreo: um total de 7.342 milhas em 43,7 horas, incluindo seis missões cobrindo 2.416 milhas e um voo de ida e volta de 4.925 milhas com uma travessia do Pacífico.

Em junho de 2024, a Joby adquiriu a divisão de autonomia da Xwing Inc., incluindo a Superpilot, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de voo autônomo para aplicações comerciais e de defesa.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login