A primeira aeronave Boeing V-22 Osprey da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (Japan Ground Self-Defense Force – JGSDF) voou em 10 de julho para a Base Aérea de Kisarazu, na Província de Chiba, dois meses após chegar ao país.
Desde 2016, pilotos e mecânicos japoneses da JGSDF, treinam nos Estados Unidos com a USNAVY (USN), no Marine Medium Tiltrotor Training Squadron 204 (VMMT-204) e na Unidade de Treinamento Técnico de Aviação da Marinha da Estação Aérea de Marine Corps (MCAS) em New River, na Carolina do Norte.
O Osprey da JGSDF (JG-91705) é o primeiro dos dois tiltrotor transportados pelo navio cargueiro MV Green Ridge dos Estados Unidos até a Estação Naval dos Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC) em Iwakuni (Yamaguchi) em 08 de maio passado. A segunda aeronave deverá chegar em breve à Kisarazu.
O Japão adquiriu cinco V-22 Osprey em 2015 através do acordo de comércio de equipamentos militares dos Estados Unidos para as nações amigas (FMS). As aeronaves serão implantadas na recém criada brigada de anfíbios, chamada ARDB (Amphibious Rapid Deployment Brigade), com objetivo de fortalecer a defesa das ilhas do sudoeste do Japão. A JGSDF ainda salienta que os Osprey serão importantes ferramentas no apoio à ações humanitárias e de assistência aos desastres.
Fabricado pelo consórcio Bell Boeing, o V-22 Osprey é a primeira aeronave tiltrotor em produção no mundo. Os triltores combinam características de um helicóptero, como decolagens e pousos verticais (VTOL) e a performance de uma aeronave turboélice com a capacidade de pousos e decolagens curtos (STOL), alta velocidade e longo alcance.