A Força de Autodefesa Terrestre do Japão (JGSDF –Japan Ground Self-Defense Force ) se tornou a primeira operadora internacional do tiltrotor Bell Boeing MV-22B Osprey, após iniciar oficialmente suas operações em 6 de novembro.
O primeiro voo operacional ocorreu na Base da JGSDF de Camp Kisarazu, na província de Chiba, no Japão, após uma cerimônia que marcou a ativação do VM-22B pertencentes ao 107 Hikotai. Este marco ocorre após pouco quatro meses do início da implantação da aeronave em solo japonês, depois que os dois primeiros foram entregues em 8 de maio de 2020.
As duas primeiras aeronaves – JG-1701 e JG-1705, de um lote de cinco chegaram a base de Campo Kisarazu em 10 de julho para um programa de implantação apoiado pela Marinha dos Estados Unidos.
No comunicado, o NAVAIR disse: “A ativação das operações de voo do Grupo de Aviação de Transporte do JGSDF é um marco importante para o Japão e o V-22 Joint Program Office e segue um sucesso chave neste verão: entregar a primeira aeronave para o Japão, dentro do prazo , durante uma pandemia global”.
A Agência de Cooperação e Segurança de Defesa dos Estados Unidos (DSCA) aprovou a Venda Militar Estrangeira (FMS) de até 17 MV-22B Block C, junto com 40 motores turboeixo Rolls-Royce AE 1107C, por um valor estimado de US$ 3 bilhões. A Bell Boeing foi contratada para produzir e entregar as primeiras cinco aeronaves ao Japão em julho de 2015. O Japõ planeja adquirir até 18 VM-22 par equipar duas unidades.
A JGSDF é a quarta operadora da plataforma VM-22 e o primeiro cliente internacional do tipo a introduzi-la no serviço operacional. Junto com o JGSDF, os Osprey são empregadas pela USAF (CV-22B), USMC (MV-22B) e USN (CMV-22B). Israel e Indonésia também solicitaram ao DCSA autorização de compra do VM-22.