Jetblue abre inscrições para ex-militares pilotos de helicópteros dos EUA ingressar na companhia. A companhia aérea americana JetBlue lançou o Gateway Rotor Transition Program (RTP), um programa para contratar ex-militares pilotos de helicópteros oriundos das Forças Armadas dos EUA. O objetivo do RTP é fornecer treinamento e certificação desses profissionais para ingressar na JetBlue como primeiro oficial (co-pilotos).
Os candidatos aceitos no RTP terão garantia sua vaga de trabalho antes do início dos treinamentos. Após concluir todos os requisitos regulamentares da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e cumprir o programa de aulas teóricas, simulador e as horas de voo, os alunos serão diretamente absorvidos pela JetBlue como primeiro oficial em treinamento.
Para isso, a JetBlue fez uma parceria com a SkyWarrior Flight Training, escola de Pensacola, na Flórida, que oferece o programa de treinamento personalizado que inclui todas as carteiras (comercial, IFR, multimotor e piloto de linha aérea), além de cursos sobre os procedimentos, regulamentos (Part 121) e filosofia operacional da JetBlue, oferecido por tripulantes e profissionais da empresa e regulamentações.
O programa também aborda disciplinas de gerenciamento de recursos da tripulação e gerenciamento de ameaças e erros, e suas aplicações às operações de companhias aéreas comerciais. Os alunos que concluírem o treinamento básico, obtém o Private Pilot through Commercial Multi-Engine Certificate, antes de participar do treinamento Jet Transition na JetBlue University e da conclusão do curso ATP/CTP (Airline Transport Pilot Certification Training Program).
“Iniciamos nosso primeiro programa RTP em 2017 e é inacreditável ver tantos de nossos ex-alunos vivendo seu sonho como pilotos profissionais de linha aérea. Esses ex-militares e suas famílias se sacrificaram tanto, é uma honra ser o veículo que os impulsiona para o próximo passo em sua jornada na aviação”, disse Gregory Sigler, vice-presidente da SkyWarrior Flight Training LLC
A JetBlue busca preencher imediatamente um número limitado de vagas na primeira classe do Gateway RTP que começa no outono de 2023. A companhia tem aproximadamente 500 participantes ativos em seus Gateways, que totalizam mais de 10% das novas contratações de pilotos em 2023. O potencial de crescimento é extremamente alto, e a empresa espera expandir o programa no futuro, trazendo mais veteranos qualificados.
A JetBlue mostrou que, ao lançar uma rede mais ampla e tomar medidas para remover as barreiras no ingresso de novos profissionais já previamente qualificados, ela pode atender à crescente necessidade dos profissionais da aviação e, ao mesmo tempo, abrir as portas para mais candidatos de todos setores da sociedade.
Saiba mais no site da empresa: jetblue.com
@FFO