• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Jatos T-1 Jayhawk da USAF para o Uruguai?

4 de abril de 2024

A T-1A Jayhawk flies over downtown San Antonio. The aircraft is assigned to the 99th Flying Training Squadron at Randolph Air Force Base, Texas. (U.S. Air Force photo/Lt. Col. Russell Hopkinson)

Raytheon Jayhawk para o Uruguai (Foto: USAF).
Jatos T-1 Jayhawk da USAF para o Uruguai? (Foto: USAF).

Jatos T-1 Jayhawk da USAF para o Uruguai?. O governo dos Estados Unidos notificou a Comissão de Relações Exteriores do Congresso sobre a proposta de transferir quatro jatos de treinamento J-1A Jayhawk para o Uruguai. A iniciativa será viabilizada através do programa de Artigos Excedentes de Defesa (EDA) da Agência de Cooperação para Segurança e Defesa dos EUA.

A transferência foi mencionada em um documento enviado ao Congresso no qual cita que os aviões poderão ser “…oferecidos com pouco ou nenhum custo…” para países parceiros em apoio à “…segurança nacional e objetivos de política externa dos Estados Unidos…”, como no caso o uruguaio. A notícia foi divulgada pelo site Zona Militar.

O T-1A Jayhawk é uma versão militar do jato executivo Beechcraft 400A, utilizado pelas Forças Armadas dos EUA para treinamento avançado dos seus pilotos de transporte e de reabastecimento em voo. O Jayhawk também é utilizado pela Força Aérea de Autodefesa do Jão, onde são chamados de T-400.

A USAF recebeu os primeiros Jayhawk a partir de 1992, e desde então contabilizou uma frota de mais de 140 jatos. Como parte do seu projeto de otimização da frota, a USAF pretende retirar de serviço cerca de 50 Beech T-1A neste ano de 2024. Os planos estão encontrando resistência do Congresso, que avalia que essas aeronaves ainda são consideradas necessárias e que a USAF não teria um substituto para o treinador avançado.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login