Jatos K-8 e F-16 da Venezuela destroem avião e pista ilegais no país. Aviões da Força Aérea Venezuelana, ou Força Aérea Nacional Bolivariana (FANB), realizaram em 16/09 uma missão conjunta de destruição de aeronave ilícita e pista de pouso clandestina em seu território. A informação foi divulgada pelo GJ. Domingo Hernandez Larez, Comandante Estratégico Operacional da FANB, nas suas redes sociais.
De acordo com o comunicado, meios aéreos da FANB estavam em missão de vigilância fronteiriça quando avistaram um bimotor branco, sem matrícula aparente, pousado e camuflado por redes em uma pista de terra clandestina na região de fronteira com a Colômbia (coordenadas 6°14’36.4″N / 68°51’30.3″W).
Como os órgãos de controle de tráfego aéreo venezuelanos desconheciam qualquer plano de voo para esta aeronave naquela área, ela foi considerada hostil por violar o espaço aéreo nacional, além de potencialmente ser empregada em atividades ilícitas, como tráfico de drogas.
Conforme o comunicado da FANB, foram mobilizados jatos K-8 Karakorum para ataque ao solo e destruição da aeronave e da pista ilegal, e caças F-16A/B Fightning Falcon para missão de cobertura aérea. Segundo informações oficiais, esta foi a 14ª aeronave clandestina destruída pela FANB neste ano e a 388ª desde 2012.
@FFO