Jatos FA-50PH da PhAF sofrem com atraso no fornecimento de peças. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) está enfrentando problemas com a logística no fornecimento de peças de reposição para suas aeronaves de ataque leve KAI FA-50PH. Informações são que de uma frota de 12 jatos, apenas três estariam operacionais.
A porta-voz da PhAF, Coronel Consuelo Castillo, informou que algumas aeronaves FA-50PH estão passando por manutenção programada, de acordo com a necessidade de cada célula. A Oficial confirmou que existem atrasos na entrega de peças e componentes de reposição, cuja logística da cadeia de suprimentos tem sido afetada pelos “recentes eventos globais”.
Algumas aeronaves aguardam a substituição dos componentes vencidos, de acordo com o cronograma TCI (Time Change Items). A Coronel Castillo disse que as peças de reposição e componentes para esses jatos foram encomendadas, mas não há informação sobre o prazo de recebimento desse material.
Outros operadores mundiais do jato produzido pela empresa sul-coreana KAI (Korean Aerospace Industries) também estão sendo afetados pela falha na cadeia logística de suprimentos. Entre os países que possuem o FA-50 estão a Indonésia, o Iraque, Tailândia e a própria Coreia do Sul. Recentemente a Polônia assinou um pedido para a aquisição do jato.
Apesar do problema, recentemente o governo filipino demonstrou sua satisfação com os jatos de ataque sul-coreano, anunciou a intenção de adquirir um novo lote de aeronaves. Fontes relatam que este pedido envolverá a versão atualizada do FA-50, com capacidade para operar mísseis ar-ar de longo alcance (BVR).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO