Jatos chineses JL-10 lançam bombas de 500 kg. A Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF) realizou o primeiro lançamento de bombas de 500 kq com o jato de treinamento avançado Hongdu JL-10, conhecido como L-15 Falcon na sua versão de exportação. A atividade envolveu o lançamento de bombas reais durante uma exibição para novos cadetes da PLAAF.
Conforme uma reportagem da China Central Television (CCTV), a inédita operação dos JL-10 utilizando armamentos reais, foi realizada no início da primavera. Os voos foram conduzidos por uma equipe selecionada de experientes instrutores da Academia de Voo de Shijiazhuang, capital da província de Hebei. Esta foi a primeira vez que a aeronave JL-10 realizou esse tipo de missão de treinamento desde seu comissionamento.
“Nós nunca lançamos uma bomba de 500 quilos em treinamentos anteriores, então esta foi a primeira vez. Estou muito animado ao completar esta missão, e vamos praticar o que for necessário no campo de batalha”, disse Li Liang, Instrutor da PLAAF à CCTV.
De acordo com Li Huiling, Vice-Comandante de Brigada de Voo da PLAAF, a partir de agora os treinamentos com armamentos reais serão intensificados para formar os instrutores de voo do JL-10, visando o programa de formação dos futuros cadetes.
Esses exercícios mostram que a PLAAF não pretende apenas que seus cadetes aprendam a pilotar uma aeronave, mas também dominem os principais táticas de combate, incluindo ataque ao solo e, futuramente, o combate aéreo, disse um especialista militar chinês ao Global Times.
Quando os cadetes saírem das academias e ingressarem nos esquadrões de caças, terão um grande conhecimento nas principais táticas de combate, disse o especialista, observando que o emprego de arma reais é possível graças às excelentes capacidades do JL-10, um jato supersônico multifunção.
The JL-10 trainer jet of the #PLA Air Force, also known as the L-15 on its export version, dropped 500kg bombs at a PLA Air Force academy for the first time in a training session. #military https://t.co/G1RQme0Snq pic.twitter.com/eyTgwyA4Fe
— Global Times (@globaltimesnews) April 5, 2022
A versão de exportação L-15 Falcon tem desempenho técnico da versão doméstica, disse Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge. Equipado com um conjunto completo de sistemas eletrônicos avançados e capacidade para uma ampla gama de armamentos, o L-15 pode servir como um treinador avançado ou um caça leve de ataque, disse Wang.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO