• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Jatos AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil operaram com o porta-aviões USS George Washington da US Navy

23 de maio de 2024
Jatos AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil operaram com o porta-aviões USS George Washington da US Navy (Fotos: Marinha do Brasil).
Jatos AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil operaram com o porta-aviões USS George Washington da US Navy (Fotos: Marinha do Brasil).

Jatos AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil operaram com o porta-aviões USS George Washington da US Navy. Os jatos de ataque AF-1 Skyhawk do Esquadrão VF-1 “Falcão” da Marinha do Brasil (MB) participaram de operações em conjunto com o porta-aviões USS George Washington da Marinha dos Estados Unidos (US Navy). A missão aconteceu no dia 19/05 na área de litoral entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, sob a Operação Southern Seas 2024.

O treinamento conjunto com a Força-Tarefa dos Estados Unidos aconteceu durante a fase de mar da Southern Seas 2024, e teve como objetivo de testar e aprimorar a interoperabilidade entre a MB, a USN e a Guarda Costeira dos EUA (USCG). Entre as manobras realizadas, os pilotos navais dos AF-1 brasileiros puderam realizar aproximações para pouso com arremetidas na altitude de decisão (DA), sem tocar na pista do USS George Washington. Os caças americanos F-35C Lighting II e F/A-18 E/F Super Hornet da Ala Aérea do porta-aviões também participaram das missões.

A participação do Esquadrão VF-1 na Southern Seas 2024 iniciou no mês de abril, quando Oficiais de Sinalização e Pouso da US Navy visitaram a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ). O objetivo foi preparar e coordenar as operações conjuntas que ocorreriam entre o porta-aviões e os jatos do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.

“A capacidade de realizar operações aéreas embarcadas com aeronaves de interceptação e ataque não só mantém viva a chama da aviação de caça na Marinha, mas também abre portas para futuras oportunidades de cooperação e treinamento conjunto com a Marinha dos Estados Unidos”, afirmou o Comandante do VF-1, Capitão de Fragata Manoel Andrade Junior.

Operações aeronavais na Southern Seas 2024

Além das manobras conjuntas entre os jatos de ataque da Marinha do Brasil e o porta-aviões USS George Washington, um helicóptero AH-11B Wild Lynx brasileiro pousou no Destróier USS Porter da US Navy. Foram realizados voos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) e pick-up (transferência de carga leve com guincho externo do AH-11B e o navio).

Meios aéreos empregados na Operação Southern Seas 2024

Marinha do Brasil: AF-1 Skyhawk; UH-15 Super Cougar; AH-15B Super Cougar; e AH-11B Wild Lynx.
US Navy: F-35C Lighting II; F/A-18 E/F Super Hornet; EA-18G Growler; E-2C Hawkeye; e SH-60 Seahawk.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login