Jato não tripulado turco Kizilelma realiza testes de taxiamento. O Bayraktar Kizilelma, futuro jato de combate não tripulado produzido pela Turquia, realizou os primeiros testes de táxi neste final de semana. O anúncio foi divulgado pela fabricante Baykar Co., através das suas redes sociais.
No mes de setembro, a empresa havia concluído os testes após a integração do motor. O jato está em fase avançada de testes de solo, e seu voo inaugural deverá acontecer no ano que vem.
O jato monomotor Kizilelma poderá alcançar velocidades próximas de 800 km/h, em uma altitude máxima de 10.500 metros (35 mil pés), autonomia de cinco horas de voo e um raio de ação de 900 quilômetros. O drone terá um peso máximo de decolagem de 5.550 kg, incluindo cerca de 1.500 kg de carga útil (armamentos e sensores).
O UCAV Kizilelma foi desenvolvido para operações de pouso e decolagem de pistas curtas, incluindo operações no convés de voo de navios de ataque anfíbio, como o novo TCG Anadolu da Marinha da Turquia.
De acordo com a fabricante, o Kizilelma será um caça não tripulado capaz de realizar missões de combate aéreo como os aviões tripulados. Ele será capaz de executar manobras agressivas, terá grande consciência situacional, e moderno radar AESA integrado e design furtivo de baixa assinatura para os radares inimigos. A fabricante diz que o conjunto de armamentos nacionais que equiparão o Kizilelma fará do novo caça não tripulado um grande multiplicador de potência.
@FFO