

JASDF iniciou a transição para o F-35A na Base Aérea de Komatsu. A Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF) iniciou oficialmente a implantação dos caças furtivos F-35A Ligthning II na Base Aérea de Komatsu, em substituição aos envelhecidos Mitsubishi F-15J Eagle atualmente em serviço.
Os três primeiros F-35A chegaram na Base em 1º de abril de 2025, iniciando a primeira grande atualização de aeronaves da primeira linha de defesa de Komatsu nos últimos 38 anos. De acordo com o Comando da Unidade, os caças de última geração trazem um novo nível de capacidade de defesa aérea da região.

A Komatsu AFB é a segunda a receber os F-35A da JASDF, depois de Misawa AFB. Até o final deste ano, sete Lightning II deverão estar operando em Komatsu. De acordo com o Ministério da Defesa japonês, o planejamento é que um total de 40 caças F-35A irão ser implantados na Base Aérea de Komatsu, como parte de uma ampla estratégia de modernização.

Embora a implantação tenha sido recebida com cerimônia e otimismo pelos militares, ela também desencadeou manifestações do lado de fora da base, reunindo cerca de 70 pessoas que protestaram contra o barulho causado pelo novo jato e a violação da constituição pacifista do país. Em resposta, Koichiro Sotozono, chefe de relações públicas da 6ª Ala Aérea, declarou: “Nós comunicaremos fielmente as opiniões da população aos superiores.”

Estabelecida em 1961, a Base Aérea de Komatsu, situada no oeste do país em frente ao Mar do Japão, atualmente abriga os Esquadrões de Caça 303 e 306, ambos subordinados à 6ª Ala Aérea e equipados com caças F-15J/DJ, um Comando de Treinamento com caças F-15DJ e T-4, além de uma Ala de Resgate equipada com jatos U-125A e helicópteros UH-60J.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO