• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

JASDF dá adeus aos Phantoms!

21 de novembro de 2020
F-4EJ do 301 Hikotai (Foto: JASDF).

A JASDF ou Força Aérea de Autodefesa do Japão encerrou um ciclo nesta sexta-feira, 20 de novembro ao retirar de serviço os F-4EJ Kai Phantom de sua última unidade operacional: 301 Hikotai. Este esquadrão, sediado Hyakuri (RJAH) foi a primeira unidade de combate JASDF que receber o F-4EJ em agosto de 1972. Originalmente era chamada de Rinji F-4EJ Hikotai, depois Rinji 301 Hikotai e finalmente 301 Hikotai, a partir de outubro de 1973. A unidade mudou-se de Hyakuri para Nyutabaru em março de 1985 e voltou para Hyakuri em outubro de 2016.

Linha de voo em Hyakuri no último voo dos F-4EJ do 301 Hikotai (Foto: JASDF).

Em 2020 o Esquadrão se tornou o último esquadrão de F-4EJ operacional. Para a despedida oficial, dias antes da desativação oficial, dois Phantom, com pinturas especiais – JASDF 37-8315 – ‘Go for it!! 301sq’ e o 07-8436 – Phantom Forever c/s – fizeram uma turnê de despedida visitando a maioria das bases de caças JASDF.

No 20 de novembro de 2020, a base de Hyakuri assistiu o último voo operacional do 301 Hikotai equipado com o F-4EJ. O voo foi realizado pelas duas aeronaves com as pinturas de despedida e um no padrão de camuflagem cinza da unidade (57-8367). O voo foi transmitidos ao vivo pela televisão japonesa. Após em uma cerimônia no hangar no final do dia, a unidade oficialmente desativou os Phantom. Ela sendo temporariamente desativada e deverá ressurgir em Misawa, como a segunda unidade F-35A da JASDF.

Último voo dos F-4EJ do 301 Hikotai (Foto: JASDF).

É provável que nas próximas semanas, os Phantoms ainda façam alguns voos para outras bases para fins de preservação, inclusive para o museu JASDF. O 301 Hikotai tinha na linha de voo 14 unidades no dia 20 de novembro. Ao todo o Japão adquiriu 140 F-4EJ, dos quais 15 foram convertidos para o padrão RF-4EJ e 96 foram modificados para o padrão F-4EJ Kai.

A saída dos Phantom do 301 Hikotai, não significa seu voo final no JASDF, já que a unidade de teste sediada na Base Aérea de Gifu ainda opera vários F-4EJ. O Hiko Kaihatsu Jikkendan provavelmente se despedirá Phantom no final do ano fiscal, ou seja, o mais tardar em março de 2021.

Mais cenas da despedida dos F-4EJ do 301 Hikotai em Hyakuri em 20 de novembro de 2020 – fotos JASDF.

F-4EJ Kai 37-8315 do 301 Hikotai – ‘Go for it!! 301sq’ (Foto: JASDF).
F-4EJ 07-8436 do 301 Hikotai – Phantom Forever c/s (Foto: JASDF).
F-4EJ Kai 37-8315 do 301 Hikotai – ‘Go for it!! 301sq’ (Foto: JASDF).
F-4EJ 37-8315 do 301 Hikotai – ‘Go for it!! 301sq’ (Foto: JASDF).
Cerimonia de despedida do F-4EJ (Foto: JASDF).
Cerimonia de despedida do F-4EJ (Foto: JASDF).
F-4EJ 37-8315 do 301 Hikotai (Foto: JASDF).
Cerimonia de despedida do F-4EJ (Foto: JASDF).
Cerimonia de despedida do F-4EJ (Foto: JASDF).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login