• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Japão vai adquirir 23 drones GA-ASI MQ-9B SeaGuardian

4 de fevereiro de 2025
Japão vai adquirir 23 drones GA-ASI MQ-9B SeaGuardian (Foto ilustrativa: GA-ASI).
Japão vai adquirir 23 drones GA-ASI MQ-9B SeaGuardian (Foto ilustrativa: GA-ASI).


Japão vai adquirir 23 drones GA-ASI MQ-9B SeaGuardian. O Ministério da Defesa do Japão (MoD) está trabalhando para finalizar um contrato com a General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) para adquirir 23 drones MQ-9B SeaGuardian para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF).

De acordo com informações do portal Janes, um porta-voz do MoD disse que o contrato deverá ser assinado até deste Ano Fiscal de 2025 (AF25), com as primeiras aeronaves previstas para serem entregues no Ano Fiscal de 2028.

Em dezembro do ano passado, a GA-ASI anunciou que a JMSDF havia selecionado o SeaGuardian para seu programa de veículos aéreos não tripulados (UAV) de longa duração. Uma dessas aeronaves está em testes com a JMSDF desde maio de 2023.

A confirmação do pedido reafirma os planos do Ministério da Defesa japonês de fortalecer as suas capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), principalmente com a utilização de aeronaves não tripuladas.

De acordo com a fabricante do MQ-9B, a JMSDF conduziu diferentes testes com seu UAV, incluindo avaliações sobre a utilização desses veículos não tripulados em missões atualmente realizadas por aeronaves tripuladas.

O General Atomics MQ-9B SeaGuardian tem um comprimento de 11,7 metros, envergadura de 24 metros, peso máximo de decolagem de 5.670 kg e uma capacidade máxima de carga útil externa de 2.155 kg. Voando em uma altitude operacional de 40.000 pés e velocidade máxida de 210 nós, o SeaGuardian tem um alcance de até 6.000 milhas e uma autonomia de de 30 horas de voo.

O SeaGuardian possui um radar de busca de superfície marítima multimodo com um modo de imagem Inverse Synthetic Aperture Radar (ISAR), um Sistema Identificação Automática (AIS) e um sensor de vídeo de movimento completo de alta definição, equipado com câmeras ópticas e infravermelhas. Este conjunto de sensores permite a detecção e identificação em tempo real de embarcações de superfície em milhares de milhas náuticas quadradas e fornece rastreamento automático de alvos marítimos e correlação de transmissores AIS com rastreamentos de radar.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login