Japão suspende operações dos seus V-22 Osprey após incidente com uma aeronave. O Japão suspendeu temporariamente todas operações da frota de VM-22B Osprey da sua Força de Autodefesa Terrestre (JGSDF), após incidente com uma aeronave no domingo (27). De acordo com o Estado-Maior Conjunto do Japonês, o fato ocorreu durante um exercício militar Keen Sword, realizado em conjunto com os Estados Unidos.
O VM-22B operado pela 1ª Brigada de Helicópteros da JGSDF realizou um pouso forçado logo após decolar com 16 militares a bordo. A aeronave realizava uma evacuação aeromédica para treinamento de resposta a desastres. Ninguém ficou ferido, apesar da aeronave sofrer danos, disse o porta-voz do Estado-Maior.
O Osprey estava decolando da Base de Camp Yonaguni, Prefeitura de Okinawa, quando começou a “oscilar” descontroladamente, fazendo que batesse com a asa esquerda contra no solo, informou um comunicado do Estado-Maior sem fornecer mais detalhes. De acordo com as autoridades japonesas, foi o primeiro incidente deste tipo com um VM-22B Osprey da GSDF, que deverá aterrar temporariamente todas as 17 aeronaves da frota até que uma investigação indique o motivo do incidente.
O governador de Okinawa Denny Tamaki, protestou contra os voos dos Osprey. “Como prefeitura, queremos que eles esclareçam as razões deste incidente e, novamente, queremos pedir que eles se abstenham de voar com os Ospreys para este exercício”.
Este incidente ocorreu justamente quando os V-22 Ospreys dos EUA estão retomando suas operações regulares. A frota de tiltrotores americana permaneceu aterrada por quatro meses, desde um acidente fatal ocorrido em 29 de novembro de 2023, que vitimou oito militares perto de Yakushima, no sul do Japão.
O Keen Sword é um exercício bianual iniciado em 1986 e que tem como principal objetivo aumentar a prontidão de combate e melhorar o relacionamento de trabalho entre as forças americanas e japonesas. A edição deste ano envolve 12.000 soldados americanos e 33.000 japoneses, 40 embarcações e 370 aeronaves.
@FFO