

Japão quer US$ 60 bilhões para financiar rede de defesa costeira e mais F-35. O Ministério da Defesa do Japão apresentou sua solicitação de orçamento para o ano fiscal de 2026, com planos para construir uma rede de drones multicamadas para guerra litorânea, além de adquirir mais F-35 e KC-46.
O pedido de orçamento divulgado hoje solicita US$ 59,9 bilhões (8,8 trilhões de ienes) e dá continuidade aos aumentos anuais e gastos com defesa visto nos últimos anos, à medida que as tensões na região Indo-Pacífico continuam aumentando.
O item principal no documento orçamentário do MoD foi o anúncio da Defesa Litoral Sincronizada, Híbrida, Integrada e Aprimorada (Synchronized, Hybrid, Integrated and Enhanced Littoral Defense — SHIELD), um sistema de defesa litorânea multicamadas que utiliza sistemas não tripulados em vários domínios. Isso inclui diferentes classes de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) lançados por navios e pelo solo para missões de reconhecimento e ataque de curto, médio e longo alcance, juntamente com veículos não tripulados de superfície e subaquáticos.
O pedido de orçamento do Japão busca 128,7 bilhões de ienes para o programa, com os sistemas sendo lançados a partir de navios previstos para serem utilizados pela Japan Maritime Self-Defense Force (JMSDF), como 12 de navios de patrulha offshore de 1.900 toneladas que o Japão está construindo.

O pedido de orçamento japonês para o próximo ano fiscal também inclui diversos sistemas dos EUA, incluindo mais caças Lockheed Martin F-35 Lighting II e reabastecedores Boeing KC-46. São 90 F-35A e três F-35B, por 138,7 bilhões de ienes e 665 milhões de ienes, respectivamente. O Japão planeja adquirir 105 F-35A e 42 F-35B, para a Japan Air Self-Defense Force (JASDF). A JASDF começou recentemente a equipar o 303 Squadron com os F-35A e já divulgou que irá aticar o 202 Squadron para receber seus caças F-35B.
No orçamento há também um pedido de 912 milhões de ienes para adquirir mais 2 aeronaves-tanque Boeing KC-46A Pegasus, o que elevará a frota da JASDF para 8 aeronaves, O Departamento de Estado dos EUA já autorizou o Japão a adquirir 13 KC-46A.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS