Japão quer seu próprio UCAV Loyal Wingman. O Japão está começando a trabalhar no desenvolvimento de seu próprio veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV — Unmanned Combat Aerial Vehicle) com assistência tecnológica americana. A informação foi publicada no jornal japonês Nikkei e o novo drone deve fortalecer o espaço aéreo japonês e aumentar a dissuasão das Japan Self-Defense Forces (JSDF).
De acordo com o Nikkei, o UCAV japonês terá que realizar alerta precoce e detecção de aeronaves e mísseis inimigos. O Ministério da Defesa inicialmente se concentrou em um drone de reconhecimento, mas fontes em Tóquio dizem que o governo está considerando equipar o UAV (Unmanned Aerial Vehicle) com mísseis para destruir sistemas de armas inimigos, mudando assim o projeto original de UAV para UCAV e mais com capacidade de ser um ala leal (loyal wingman). Os UCAV japoneses serão equipados com inteligência artificial produzida localmente, mas grande parte do conceito irá vir da expertise americana, que atualmente vem desenvolvendo diversos projetos na área, como o XQ-58A Valkyrie.
Hoje a JSDF já possuem UAVs Global Hawk fabricados nos EUA em seu inventário, que operem na JASDF, mas esses UAVs só podem realizar missões de vigilância. O objetivo é criar um lote de UCAV capazes de voar a frente e ao lado do novo caça japonês, — o FX, previsto para entrar em serviço até 2035. O F-X está sendo desenvolvido pela Mitsubishi, que está bascando apoio da BAE Systems.
@CAS