

Japão perto de receber os primeiros F-35B STOVL. Os quatro primeiros F-35B Lightning II da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) deverão chegar na Base Aérea de Nyutabaru, província japonesa de Miyazaki, no próximo dia 07 de agosto. As aeronaves estão sendo preparadas pela Lockheed Martin, em Fort Worth, no Texas, para o ferry flight que será realizado por pilotos americanos.

Em 2018, o Ministério da Defesa do Japão encomendou 42 caças F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL), principalmente para cumprir missões de defesa de ilhas remotas, como as Ilhas Nansei. Essas aeronaves irão operar embarcadas nos antigos porta-helicópteros JS Izumo (DDH-183) e JS Kaga (DDH-184) convertidos para operações dos jatos F-35B.

A Base Aérea de Nyutabaru será a principal instalação de suporte terrestre para os novos F-35B da JASDF, que serão distribuídos em dois Hikotais (Esquadrões) ativados em março deste ano. Ainda não foram divulgadas imagens e informações das designações desses novos Esquadrões.
Com boa infraestrutura e localização, Nyutabaru é considerada muito adequada para receber os novos jatos da JASDF. Sua proximidade com a MCAS Iwakuni do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA facilitará o treinamento conjunto com os F-35B do VFMA-121. Além disso, Nyutabaru fica próxima à Base Naval Japonesa de Make-jima, onde haverá um centro de treinamento de pousos embarcados para os pilotos de F-35B.

Os primeiros voos em Nyutabaru AFB estão previstos para o próximo mês de setembro, primeiramente para familiarizar os moradores locais com as operações e os níveis de ruído dos novos F-35B. A previsão é que mais quatro F-35B cheguem em Nyutabaru JASDFB até março de 2026.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO