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Japão inicia a conversão do DDH Kaga para operar os F-35B

25 de abril de 2022
Japão inicia a conversão do DDH 184 Kaga para operar os F-35B (Foto: JMSDF).
Japão inicia a conversão do DDH 184 Kaga para operar os F-35B (Foto: JMSDF).

Japão inicia a conversão do DDH Kaga para operar os F-35B. O plano japonês de usar os atuais dois Porta-helicópteros multiuso da classe Izumo como base para aeronaves STOVL (Vertical/Short Take-Off and Landing) está progredindo rapidamente. A Japan Maritime Self-Defense Force – JMSDF (Marinha do Japão) quer recuperar integralmente a capacidade de projetar força com porta-aviões, ausente desde o final da Segunda Guerra. Após converter o DDH 183 Izumo, é a vez do DDH 184 Kaga receber os preparativos para operar os F-35B.

As modificações do DDH Kaga começaram em 24 de março de 2022 no estaleiro Japan Marine United (JMU) em Kure, província de Hiroshima, localizada na parte ocidental da ilha japonesa de Honshu. O Kaga é o segundo navio da classe Izumo que originalmente haviam sido projetados como porta-helicópteros com propósito principal de realizar missões ASW (guerra antissubmarino). 

Em 2018, o governo japonês decidiu modificar os DDH da classe Izumo para permitir a operação de caças F-35B. O objetivo principal é fortalecer as capacidades de defesa aérea, especialmente na região do Pacífico, e complementar a operação dos F-35B pelos LHAs/LHDs da US Navy, reforçando a presença da JMSDF na região do Indo-Pacífico por ocasião do Indo-Pacific Deployment (IPD).

Japão inicia a conversão do DDH Kaga para operar os F-35B. Lighning II do USMC decola do Izumo nos testes de mar (Foto: JMSDF).
Japão inicia a conversão do DDH Kaga para operar os F-35B. Lighning II do USMC decola do Izumo nos testes de mar (Foto: JMSDF).

A modificação da classe Izumo é dividida em duas fases. O primeiro navio — o Izumo, já foi modificado em 2021, tendo em outubro do mesmo ano realizado os primeiros testes de pouso e decolagem com aeronave F-35B do USMC. As modificações no Izumo incluíram um novo revestimento do convés de voo, resistente ao calor para as operações dos jatos, bem como novas marcações. A segunda fase da modificação do Izumo está prevista para março de 2025 e mudará a proa do navio da forma trapezoidal para retangular, justamente para facilitar o lançamento dos F-35B. O interior do navio também será modificado. As modificações devem ser concluídas até o início de 2027.

F-35B do US Marine Corps nos testes a bordo do DDH 184 (Foto: USMC).
F-35B do US Marine Corps nos testes a bordo do DDH 184 (Foto: USMC).

Ao contrário de seu irmão de frota, a modificação do Kaga é um projeto mais robusto, pois não apenas torna o convés de voo resistente ao calor e com novas marcações, mas também já incluirá as mudanças na forma da proa. A diferença podem ser observadas nos custos das modificações: o Izumo custou até agora  ¥3,1 bilhões, enquanto o Kaga foi de  ¥20,3 bilhões. Segundo o Ministério da Defesa, do Japão a primeira modificação do Kaga deve durar 14 meses, seguida de uma segunda modificação, esta do interior do navio, que deve começar em março de 2027, logo após a conclusão do Izumo.

Japão inicia a conversão do DDH Kaga para operar os F-35B. Em outubro  embarcaram os primeiros F-35B  da USMC no DDH-183 (Foto: JMSDF).
Japão inicia a conversão do DDH Kaga para operar os F-35B. Em outubro embarcaram os primeiros F-35B da USMC no DDH-183 (Foto: JMSDF).

Os F-35B da JASDF serão implantados a bordo dos dois Porta-helicóptero multiuso da classe Izumo  — o DDH- 183 Izumo e o DDH-184 Kaga. A classe Izumo é, na verdade, um porta-helicópteros que serão reformulados para operar aeronaves VSTOL, que assim se tornarão o elemento-chave da defesa do Japão e de suas ilhas remotas contra agressores estrangeiros. Ao todo o Japão planeja adquirir 42 F-35B e 63 F-35A todos para a JASDF. A primeira unidade de F-35B da JASDF será sediada em Nyutabaru.

@CAS

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