Japão estaria negociando o Kawasaki C-2 com os Emirados Árabes Unidos. O Ministério da Defesa do Japão enviou o avião de transporte Kawasaki Heavy Industries (KHI) C-2 para a Feira Dubai Airshow 2021, realizada entre 14 e 18 de novembro. Conforme informações fornecidas à Janes Defense por fontes não identificadas, o principal objetivo foi demonstrar a aeronave aos clientes do Oriente Médio, especialmente para os Emirados Árabes Unidos, cujas negociações estariam bastante avançadas.
O Coronel Yutaka Saito, Gerente do Programa do C-2, disse à Janes em 17 de novembro: “Estamos considerando a possibilidade de cooperação com países do Oriente Médio, e os governos do Japão e dos Emirados Árabes Unidos continuam a discutir que tipo de acordo operacional seria possível entre os dois países.”
O Coronel Saito considera as características da aeronave de transporte militar C-2, como alta velocidade, alcance estendido e maior teto de serviço, como as principais vantagens em relação à concorrência.
O Kawasaki C-2 é o maior avião já desenvolvido no Japão, tendo sido projetado para suceder os cargueiros Kawasaki C-1 da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Equipado com dois motores turbofans General Electric CF6-80C2K1F, o KHI C-2 tem dimensões substancialmente maiores que seu antecessor (C-1).
Assista o vídeo abaixo, com ambos modelos lado-a-lado.
Com 43,9 metros de comprimento, 44,4 de envergadura e 14,2 de altura, o C-2 tem um peso máximo de decolagem de aproximadamente 141 toneladas, e capacidade para transportar até 37 toneladas de carga útil. O seu alcance varia de acordo o peso transportado, sendo cerca de 7.600 km (4.100 milhas náuticas) com 20 toneladas de carga; 4.500 km (2.400 milhas) com 36 toneladas; até 9.800 km (5.300 milhas) em voos de translado.
Em 30 de junho de 2016 o fabricante entregou o primeiro C-2 para a Air Development and Test Wing da JASDF, para o programa de homologação e testes operacionais. Em 28 de março de 2017 o 403rd Tactical Airlift Squadron recebeu os três primeiros KHI -2 operacionais. A encomenda da JASDF é de cerca de 22 aeronaves, sendo que a frota atual está em cerca de quinze aeronaves, distribuídas nos esquadrões 403rd e 402nd.
Recentemente noticiamos aqui, que o Ministério da Defesa do Japão, concedeu à Kawasaki um contrato de US $143,1 milhões, com o objetivo de desenvolver uma aeronave para operações de Guerra Eletrônica (EW), tendo como base possivelmente o bimotor C-2.
@FFO