Japão enviará pilotos para treinamento na IFTS na Itália. O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), General Alberto Rosso, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Japonesa de Autodefesa (JASDF), General Shunji Izutsu, assinaram um importante acordo técnico sobre o treinamento de pilotos militares japoneses. O anúncio foi divulgado em nota oficial pela Leonardo em 27 de outubro.
O acordo técnico permitirá que os pilotos militares japoneses participem de cursos de treinamento avançado em voo (Fase IV) na Escola de Treinamento Internacional (IFTS – International Flight Training School). A IFTS é um projeto conjunto da Força Aérea Italiana e a Leonardo, que inclui também uma parceria técnica com a CAE para a manutenção e suporte da frota de aeronaves e simuladores.
O interesse do Japão nesta modalidade de treinamento foi consolidado após uma série de discussões à distância, que culminaram em uma visita à 61ª Ala na Base Aérea de Lecce-Galatina, em setembro de 2020. No local a delegação japonesa foi apresentada ao Sistema de Treinamento Integrado desenvolvido pela Leonardo, tendo como base os jatos T-346A.
O Japão, ao lado do Catar e da Alemanha, é o terceiro país a escolher a International Flight Training School (IFTS) para treinamento dos seus pilotos.
O acordo técnico recém-assinado permite um aumento gradual na entrada de alunos pilotos do JASDF nos próximos anos. Futuramente, os instrutores japoneses poderão ser recebidos na escola para trabalhar ao lado dos seus colegas italianos, numa abordagem que favoreça a troca de experiências, a otimização e a padronização de procedimentos, em benefício de todos os operadores do setor.
A International Flight Training School (IFTS) é o resultado de uma colaboração estratégica entre a Aeronáutica Militare Italiana e a Leonardo, que visa o estabelecimento de um centro de treinamento avançados de voos, sediado na Itália.
O projeto pretende duplicar a atual oferta de formação de pilotos, criando novos centros de treinamento distribuído entre as bases aéreas da AMI de Galatina e Decimomannu, na Sardenha, onde se encontra em construção o novo Campus IFTS. A academia de aviação terá a capacidade para atender pilotos-alunos e técnicos, com uma infra-estrutura completa desde alojamentos, salas de aula, até áreas recreativas. No local está instalado o Ground Based Training System (GBTS), que conta com um moderno sistema de treinamento baseado em simuladores de última geração.
Além das modernas instalações e equipamentos avançados, a IFTS conta com uma frota de 22 jatos Leonardo M-346 (designados T-346A pela AMI).
Fonte: Leonardo
@FFO