• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Japão divulga primeira foto do Y-9DZ EW chinês operando na região

16 de junho de 2023
Japão divulga primeira foto do Y-9DZ EW chinês operando na região (Foto: MD Japão).
Japão divulga primeira foto do Y-9DZ EW chinês operando na região (Foto: MD Japão).

Japão divulga primeira foto do Y-9DZ EW chinês operando na região. Pilotos de caça da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) recentemente fotografaram pela primeira vez a nova aeronave de Guerra Eletrônica (EW) da China. De acordo com o comunicado do Ministério de Defesa (MD), a aeronave Y-9DZ foi detectada a aproximadamente 225 km ao sul das Ilhas Yaeyama, um arquipélago no sudoeste da província japonesa de Okinawa.

O Y-9DZ é uma nova aeronave EW desenvolvida sobre a plataforma do Shaanxi Y-9. Equipado com avançados sistemas de bloqueio e contramedidas eletrônicas, sua principal função é detectar, identificar e neutralizar os sistemas de comunicação e defesa eletrônica dos inimigos.

Mapa da localização do Y-9DZ divulgado pelo Ministério de Defesa do Japão (Fonte: MD Japão).

O seu sistema de bloqueio eletrônico permitiria interromper as comunicações inimigas, dificultando a coordenação e a resposta do adversário. Da mesma forma, presume-se que possua avançados sistemas de contramedidas eletrônicas, conferindo-lhe maior proteção contra a presença de caças e sistemas de defesa aérea.

Y-9DZ(GX-12)電子戦機
以前より部隊運用中の機体が確認されていますが国外の公的機関が撮影した実機の画像は非常に珍しい。初かもしれませんね。 https://t.co/z5IAn9tYeX pic.twitter.com/BdFgTSYcGZ

— お砂糖wsnbn (@sugar_wsnbn) June 8, 2023

A imagem divulgada pelo Japão fornece um vislumbre do design distinto do Y-9DZ em relação a outras variantes conhecidas do quadrimotor chinês. Especialistas que analisaram a foto sugerem que a antena retangular na lateral traseira da fuselagem (possivelmente em ambos lados) seja do sistemas de Inteligência Eletrônica (ELINT), no topo da deriva uma antena ESM (Electronic Support Measure), enquanto o casulo sobre o centro da fuselagem seja para comunicação por satélite (SATCOM).

🇨🇳中国最新の電子戦機Y-9DZの写真に解説を加えました。ご覧ください。
👉航空自衛隊スクランブルで初確認された中国軍機の正体とは?(高橋浩祐)#Y9DZ#Y9#日曜安全保障#週刊安全保障#Yahooニュースhttps://t.co/5x71ujNtHX pic.twitter.com/weSn6Rb5PC

— 高橋浩祐(たかはし こうすけ)Takahashi Kosuke🐺 (@KosukeGoto2013) June 15, 2023

A presença dessa nova aeronave EW traz preocupações na região, especialmente para o Japão, que tem monitorado de perto os avanços militares da China. em contrapartida, as autoridades japonesas estão intensificando seus esforços de defesa e segurança.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login