Japão desativará sua frota U-125A SAR. A Força Aérea de Autodefesa do Japão, ou Koku-Jieitai (JASDF) irá desativar gradualmente toda a sua frota de jatos U-125A, cuja missão principal é fornecer apoio em missões de Busca e Salvamento (SAR). Com essa medida o governo busca garantir recursos visando sedimentar a sua nova estratégia de defesa nacional.
Atualmente a JASDF possui uma frota de 26 aeronaves U-125A distribuídos pelas várias unidades SAR em todo o país, incluindo nas prefeituras de Hokkaido, Miyagi, Akita, Niigata, Ishikawa e Shizuoka, Fukuoka, Miyazaki e Okinawa. Essas aeronaves serão substituídas por novos sistemas de rádio baseados em satélites.
A principal missão dos U-125A em uma operação SAR, é localizar o acidente ou a vítima, e retransmitir informações de localização e condições meteorológicas para os helicópteros UH-60J de resgate. A tripulação do U-125A pode lançar kits de sobrevivência para as vítimas, até a chegada dos socorristas, além de transporte de pessoas e outras ações.
Entre os objetivo do novo programa de reforço da defesa do país, o governo revisará as unidades das Forças de Autodefesa (SDF), visando reorganizar e otimizar sua capacidade de combate. Entre outras ações, o documento salienta a necessidade de descomissionamento dos U-125A para otimizar outras unidades e vetores da SDF.
De acordo com o Japan Times, o Ministério da Defesa informou que serão introduzidos novos equipamentos de rádio baseados em satélites, com objetivo de localizar com precisão pilotos militares que possam ter ejetado no mar, por exemplo.
Em caso de desastres como terremotos e chuvas torrenciais ou acidentes, as aeronaves são utilizadas para coletar informações sobre a extensão dos danos, bem como transportar pessoas que precisam de atendimento de emergência para hospitais a pedido dos governadores das províncias.
No entanto, há risco de que esse novo dispositivo não funcione corretamente, especialmente devido ao impacto no acidente, uma vez que necessita do sinal automático emitido pela aeronave acidentada. Por esse motivo, há uma certa preocupação com a desativação dos aviões U-125A, que são a primeira resposta em missões de salvamento.
De acordo com a nova diretriz da SDF, sua principal missão é defender o país, sendo as operações de socorro uma missão secundária, ratificada pelas palavras do Ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, em entrevista coletiva: “Estaremos totalmente preparados para garantir que não haja problemas nas operações de busca e salvamento após o descomissionamento da frota U-125A. Continuaremos a nos engajar totalmente no socorro a desastres como uma missão importante por meio do nosso poder de defesa fundamentalmente fortalecido sob a nova estratégia de segurança nacional.”
Baseado no jato executivo bimotor Hawker 800, o U-125A é uma versão altamente modificada para missões de busca e salvamento. Equipado com grandes janelas de observação nas laterais da fuselagem, o jato conta com sistemas para lançamentos de kits em voo, sensores térmicos e radares de busca na superfície. As unidades operadas pelo Japão foram otimizadas para operações marítimas, inclusive contam com proteções especiais aprimoradas contra desgastes impostos pelo ambiente de água salgada. O primeiro U-125A da JASDF foi recebido em 1995.
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