Japão conclui 1ª etapa da conversão do DDH Kaga para operar F-35B. A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) anunciou que concluiu recentemente a primeira etapa da modificação do porta-helicópteros JS Kaga (DDH 184), para receber os caças navais Lockheed Martin F-35B Lightning II.
“Realizamos a primeira etapa dos trabalhos de modificação no contratorpedeiro Kaga em conjunto com uma inspeção regular de cerca de dois anos, iniciada no final do ano fiscal de 2021 e concluída dentro do planejado em 29 de março deste ano”, informou o Almirante Ryo Sakai, Chefe do Estado-Maior da JMSDF
O DDH 184 Kaga agora passará por amplos testes de mar antes de ser oficialmente formalizado o final desta primeira fase de modificações. Os resultados desses testes serão refletidos no projeto de modificação do segundo navio, o JS Izumo (DDH 183), previsto para começar ainda neste ano fiscal.
As modificações do DDH Kaga começaram em 24 de março de 2022 no estaleiro Japan Marine United (JMU) em Kure, província de Hiroshima, localizada na parte ocidental da ilha japonesa de Honshu. Entre as modificações estão reforço estrutural do convés, alteração no formato da seção de proa (de trapezoidal para retangular), iluminação, proteção do piso contra calor, instalação de cabine de comando semelhante a dos navios de assalto anfíbio da classe Wasp da US Navy, entre outras.
A segunda e última etapa de modificações no DDH 184 Kaga deverá ocorrer durante a próxima revisão programada do navio, prevista para o final do ano fiscal de 2026. As modificações incluirão alterações nos compartimentos interiores e nas áreas de descanso da tripulação.
O Comando da JMSDF informou que ambas modificações dos porta-helicópteros da classe Izumo estão sendo realizadas de modo que coincidam com os cronogramas periódicos de revisão e atualização dos navios, realizados a cada cinco anos. A previsão é que ambos estejam completamente convertidos em porta-aviões leves para os caças F-35B no ano fiscal de 2027.
Por sua vez, o DDH 183 Izumo concluiu a primeira fase de modificações em junho de 2021, passando por testes embarcados dos F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA quatro meses depois. A segunda fase de modificações do Izumo – que o deixará no mesmo padrão do Kaga – começará neste ano fiscal de 2024 e será concluída até o final do ano fiscal de 2026.
O Ministério da Defesa planeja implantar os F-35B na Base Aérea de Nyutabaru da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) a partir do ano fiscal de 2024. O objetivo é reforçar as capacidades de defesa no sul do país, o que inclui arquipélagos remotos como as Ilhas Senkaku/Diaoyu, controladas pelo Japão mas reivindicadas pela China.
O Japão planeja adquirir 105 caças F-35A (versão convencional) e 42 caças navais F-35B STOVL (decolagem curta e pouso vertical).
@FFO