Japão compra 150 mísseis AIM-120C-7/C-8. O Departamento de Estado aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS — Foreign Military Sales) ao governo do Japão de mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120C-7/8 (AMRAAM — Advanced Medium Range Air-to-Air Missiles) e equipamentos relacionados para um custo estimado de US$ 293 milhões.
A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) entregou a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda no dia 25 de julho. O Governo do Japão solicitou a compra de cento 150 AIM-120C-7/C-8; 3 Seções de Orientação AIM-120 AMRAAM, contêineres para os AIM-120; equipamentos de apoio; suporte de software classificado; peças sobressalentes e acessórios; publicações classificadas e documentação técnica; serviços de engenharia, suporte técnico e logístico do governo dos EUA e de empreiteiros; e outros elementos relacionados de apoio logístico e de programa.
Essa venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um grande aliado que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região da Ásia-Pacífico. A venda proposta melhorará a capacidade do Japão de enfrentar ameaças atuais e futuras, defendendo a pátria japonesa e o pessoal dos EUA estacionado lá.
O Japão já emprega o AMRAAM e não terá dificuldade em absorver esses mísseis na Japan Air Self-Defense Force (JASDF). O contratante principal será Raytheon Missile Systems, Tucson, AZ. TA vena ainda tem que ser ratificada pelo do Congresso.
@CAS