Japão como observador do programa Eurodrone. A Organisation for Joint Armament Co-operation (OCCAR) que gerencia o MALE RPAS Eurodrone, recebeu a delegação da Embaixada do Japão em Berlim e da ATLA (Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística) do Ministério da Defesa Japonês, como primeira atividade para a participação japonesa no programa como nação observadora.
Representantes de nações (Alemanha, França, Itália e Espanha) também participaram da reunião, bem como da Airbus Defence & Space GmbH, contratante principal do Eurodrone. O contratante principal apresentou as atividades e realizações recentes do programa.
Visando garantir a soberania estratégica europeia, os Estados Participantes (PS): Alemanha, França, Espanha e Itália, sob a gestão do OCCAR MALE RPAS PD, reuniram os seus requisitos para desenvolver os RPAS MALE Europeu, que visa facilitar a prevenção de conflitos internacionais e a gestão de crises durante todas as fases da operação — especialmente no domínio da Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR).
Desde o seu lançamento em 2016, o Programa MALE RPAS ultrapassou com sucesso uma série de marcos significativos. Um Estudo de Definição foi iniciado para congelar os requisitos comuns entre Alemanha, França, Itália e Espanha, concluído com sucesso em 2018 com uma Revisão de Requisitos do Sistema (SRR) e uma Revisão do Projeto Preliminar do Sistema (SPDR).
Os dois anos subsequentes foram totalmente dedicados à elaboração da oferta e à negociação bem-sucedida de um contrato global cobrindo o desenvolvimento, produção e suporte inicial em serviço para 20 sistemas (60 aeronaves e 40 estações de controle terrestre) com a Airbus Defence and Space GmbH como contratante principal e Airbus Defense and Space SAU, Leonardo e Dassault como principais subcontratados.
Este contrato foi assinado em 24 de fevereiro de 2022. A reunião, feita em 14 de março, deixou a delegação japonesa bem impressionada com os progressos e abre espaço para outros encontros com futuras colaborações.
O Eurodrone é um Medium Altitude Long Endurance (MALE) Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) com capacidades versáteis e adaptáveis que o tornam a plataforma perfeita para missões de Inteligência, Aquisição de Alvos, Vigilância e Reconhecimento (ISTAR — Intelligence, Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) ou operações de segurança interna. Sua arquitetura aberta, permitirá o crescimento e a redefinição dos recursos do sistema, conforme exigido pelas necessidades futuras das forças armadas dos clientes.
Ele é o primeiro MALE projetado desde o início para atender aos requisitos de integração no espaço aéreo civil, ajudando a melhorar a eficiência, como o uso de rotas de voo diretas, sem a necessidade de locais de pouso de emergência pré-planejados, economizando tempo, combustível e, como resultado, as emissões de CO2.
@CAS