• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Japão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia

22 de junho de 2023
Japão cogita a exportação de motores turbofan à Indonésia. Japão deve vender motores PW F100 para os F-16 indonésios (Foto: PW).
JJapão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia. Japão deve vender motores PW F100 para os F-16 indonésios (Foto: PW).

Japão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia. O Japão está atualmente cogitando exportar de seus motores turbofan Pratt & Whitney F100-PW-220 usados ​​para a Indonésia.

O pedido de exportação desses motores veio da própria Indonésia, segundo o jornal Yomiuri Shimbun. Em março de 2021, os governos do Japão e da Indonésia assinaram um acordo referente à transferência de equipamentos e tecnologia de defesa, que abre caminho para essa possível venda destes motores, que equipam as aeronaves Mitsubishi F-15J/DJ (versão do F-15 fabricado sob licença no Japão) da Japan Air Self-Defense Force (JASDF), para serem instalados nos caças Lockheed Martin F-16 da Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (TNI-AU) ou Força Aérea da Indonésia. 

Japão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia. A JASDF está aposentando parte de sua frota de F-15J/DJ e seus motores poder ir para os F-16C/D da Indonésia (Foto: JASDF).
Japão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia. A JASDF está aposentando parte de sua frota de F-15J/DJ e seus motores poder ir para os F-16C/D da Indonésia (Foto: JASDF).

O negócio se baseia no fato de que o motor do F-15 é compatível com o F-16, permitindo que Tóquio atenda ao pedido específico de Jacarta. É importante observar que as diretrizes operacionais dos Três Princípios sobre Transferência de Equipamentos e Tecnologia de Defesa do Japão atualmente impõem restrições à transferência de equipamentos de defesa para o exterior, limitando-a a propósitos como resgate, transporte, vigilância, vigilância ou varredura de minas. 

No entanto, as peças não estão atualmente incluídas no escopo dessas diretrizes. Portanto, a potencial exportação desses motores para a Indonésia pode levar a discussões sobre a necessidade de revisar essas diretrizes para facilitar a exportação ativa de vários equipamentos, incluindo peças.

Segundo a mídia japonesa, podem ser exportados até 200 motores PW F100, vindos de 100 F-15J/DJ que estão sendo aposentados. Vale lembrar que a JASDF tem pouco mais de 200 F-15 e somente 100 foram selecionados para o programa de modernização MSIP (Multi Stage Improvement Program). Os F-15 desataviados estão sendo substituídos pelos F-35A/B.

Japão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia. F-16C da TNI-AU (Foto: TNI-AU).
Japão cogita a exportação de motores PW F100 à Indonésia. F-16C da TNI-AU (Foto: TNI-AU).

A Indonésia assinou um contrato em janeiro de 2012 para a aquisição de 24 fuselagens ex-USAF F-16C/D Bloco 25. Estes foram modificados para os padrões do Bloco 32 antes de serem entregues na Indonésia. Esses jatos também usam motores Pratt & Whitney F100-PW-220.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login